Abraham Maslow

Psicólogo norte-americano

Biografia de Abraham Maslow:

Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas ou a Pirâmide de Maslow. Foi um psicólogo de referência na Psicologia Humanista.

Abraham Maslow (1908-1970) nasceu no Brooklyn, Estados Unidos, no dia 01 de abril de 1908. Descendente de russos e judeus, viveu uma infância bastante infeliz e miserável, segundo o próprio. Para fugir da situação, Maslow refugiava-se em bibliotecas.

Estudou Direito no City College of New York (CCNY), mas interessou-se pela psicologia, curso que faria na Universidade de Wisconsin, onde também fez mestrado e doutorado.

Maslow estudou diversas correntes da psicologia como a psicanálise, Gestalt e a humanista. Trabalhou em pesquisas sobre sexualidade humana com o psicólogo com E. L. Thorndike na Universidade de Columbia. Também coordenou o curso de psicologia em Brandeis. Foi responsável pela publicação da Revista de Psicologia Humanista juntamente com Anthony Sutich, pioneiro nos estudos da psicologia transpessoal. Em 1961, incentivou criação de uma revista sobre o assunto.

A teoria mais famosa de Maslow é a da hierarquia das necessidades, segundo a qual, as necessidades fisiológicas estavam na base de outras: segurança, afetividade, estima e realização pessoal. Nessa ordem, uma necessidade só poderia ser satisfeita se a anterior fosse concretizada. É também famosa a pesquisa que realizou em Connecticut com grupo de negros e judeus, onde grupos revelavam conflitos.

Abraham Maslow faleceu na Califórnia, Estados Unidos, no dia 08 de junho de 1970, vítima de um ataque cardíaco.

Informações biográficas de Abraham Maslow:

Idade: 107 anos
Data do Nascimento: 01/04/1908
Data da Morte: 08/06/1970
Nasceu há 107 anos
Morreu aos 62 anos
Morreu há 45 anos

Última atualização do biografia de Abraham Maslow: 01/04/2015.
Biografias Relacionadas
« Abraão« Abraham Lincoln«Abraham Maslow»Adam de la Halle »Adam Smith »