Ariano Suassuna

Escritor brasileiro

Biografia de Ariano Suassuna:

Ariano Suassuna (1927) é escritor brasileiro. "O Auto da Compadecida", sua obra prima, foi adaptada para a televisão e para o cinema. Sua produção reúne além da sua capacidade criativa, seus conhecimentos sobre o folclore nordestino. É teatrólogo, romancista, professor e advogado. Em 1990, ocupou a cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi eleito para a cadeira nº 18 da Academia Pernambucana de Letra e em 2000, ocupou a cadeira nº 35 da Academia Paraibana de Letras. É o Secretário de Assessoria ao Governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Ariano Suassuna (1927) nasceu em João Pessoa, Paraíba, em 16 de junho de 1927. Filho de João Suassuna e Rita de Cássia Vilar, ficou órfão de pai, com três anos de idade. Durante a Revolução de 1930, por motivos políticos, seu pai foi assassinado. A família foi obrigada a mudar de cidade, foram para Taperoá, interior do Estado. Morou em Taperoá entre 1933 e 1937, onde iniciou seus estudos. Teve os primeiros contatos com a cultura regional assistindo uma apresentação de mamulengos e um desafio de viola.

Em 1942, a família muda-se para a cidade do Recife, Pernambuco, onde Ariano entra para o Colégio Americano Batista. Em seguida estuda no Ginásio Pernambucano, importante colégio do Recife.. Ingressou na Faculdade de Direito, onde funda o Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1947, escreve sua primeira peça "Uma Mulher Vestida de Sol". No ano seguinte escreve "Cantam as Harpas de Sião".

Em 1950, conclui o curso de Direito. Dedica-se a advocacia e ao teatro. Em 1955, escreveu a comédia "O Auto da Compadecida". A partir de 1956, passa a dar aulas de Estética na Universidade Federal de Pernambuco. Em 1970, surge o Movimento Armorial, inspirado e dirigido por Ariano, com o objetivo de valorizar os vários aspectos da cultura do Nordeste brasileiro, como a literatura de cordel, a música, a dança, teatro, entre outros.

Ariano Suassuna inicia em 1971, sua trilogia com o "Romance d'a Pedra do Reino" e o "Príncipe do Sangue que vai-e-volta", que teria sequencia em 1976, com a "História d'o Rei Degolado nas Caatingas do Sertão: ao Sol da Onça Caetana". Em 1994, se aposenta pela Universidade Federal de Pernambuco. É Secretário de Assuntos ao Governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Informações biográficas de Ariano Suassuna:

Idade: 86 anos
Data do Nascimento: 16/06/1927

Última atualização do biografia de Ariano Suassuna: 14/06/2012.
« António Vieira « Antonio Vivaldi « Ariano Suassuna » Aristóteles » Arquimedes »