Arthur Zanetti

Ginasta brasileiro

Biografia de Arthur Zanetti:

Arthur Zanetti (1990) é um atleta brasileiro de ginástica artística, medalhista de ouro na prova individual de argolas nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

Arthur Zanetti (1990) nasceu em São Caetano do Sul, em São Paulo, no dia 16 de abril de 1990. Começou na ginástica com sete anos de idade seguindo a orientação do professor Sérgio Oliveira que viu no menino as características para um bom ginasta. Foi levado para fazer um teste para ingressar na ginástica artística no SERC (Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural) em São Caetano do Sul.

A partir de 1998, com a contratação do técnico Marcos Goto, a equipe masculina reinicia os treinamentos para levar o grupo às principais competições. Resultado da dedicação, Arthur inicia uma série de vitórias, entre elas, ouro nas argolas e prata no salto sobre a mesa, no Pan Americano Interclubes, em 2003, ouro nas argolas no Campeonato Brasileiro Infantil, em 2004, ouro por equipe nas argolas no Campeonato Brasileiro Juvenil.

Em 2009, Arthur é o quarto lugar nas argolas em seu primeiro Mundial, em Londres, feito inédito no esporte brasileiro. Em 2010, depois de uma cirurgia no ombro direito, recebe medalha de prata nas argolas, na Copa do Mundo de Stuttgart e ouro nos jogos Sul-Americanos. Em 2011, é prata nas argolas e ouro por equipe nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara. Nesse mesmo ano é vice-campeão nas argolas do Mundial Pré-Olímpico em Tóquio e garante a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

No dia 06 de agosto de 2012, Arthur Zanetti entra para a historia do esporte como o primeiro ginasta brasileiro a conquistar ouro nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres. Nesse mesmo ano, recebe o Prêmio Brasil Olímpico de Melhor Atleta do Ano, e seu treinador Marcos Goto é eleito o Melhor Técnico em esportes individuais.

Em 2013, Arthur foi bicampeão universitário em Kazan, na Rússia, foi ouro no Campeonato Brasileiro nas argolas, campeão no Mundial de Antuérpia, na Bélgica e ouro no solo e prata no salto, nos Jogos Abertos do Interior, em Mogi das Cruzes em São Paulo.

Em 2014, a seleção brasileira masculina é classificada em 6º lugar no Mundial de Nanning, na China. Arthur conquista prata nas argolas no mesmo mundial, é a sua terceira medalha em mundiais. Arthur Zanetti se tornou um dos principais nomes da ginástica artística no mundo.

Informações biográficas de Arthur Zanetti:

Idade: 25 anos
Data do Nascimento: 16/04/1990

Última atualização do biografia de Arthur Zanetti: 09/04/2015.
« Arthur Moreira Lima« Arthur Rimbaud«Arthur Zanetti»Artur Bernardes »Ary Barroso »