Auguste Renoir

Pintor francês

Biografia de Auguste Renoir:

Auguste Renoir (1841-1919) foi um pintor francês considerado um dos maiores mestres da pintura impressionista, juntamente com Degas e Monet.

Pierre-Auguste Renoir nasceu em Limoges. Era filho de um alfaiate e uma costureira. Os pais de Renoir foram morar em Paris em busca de vida melhor. Em Paris, trabalhou numa fábrica de porcelana, onde pintava os buquês e peças diversas. Depois, pintou artigos religiosos, os quais eram comprados por missionários.

Entrou para o ateliê de Charles Gleyre na École des Beaux-Arts de Paris. Em 1863, passou a pintar ao ar livre, em Fontainebleau, essencial para a pintura impressionista que iria desenvolver.

Renoir fez a sua primeira exposição em 1864, expondo sua pintura “A Esmeralda" (1864), que fez algum sucesso. Porém, destruiu a obra logo depois da exposição. "Almoço na Relva" e "Olympia" (1865) foram outros trabalhos que alcançaram certa notoriedade.

Renoir fazia parte da escola impressionista, movimento pré-vanguarda que valorizava as impressões subjetivas do artista.
Outras telas conhecidas de Renoir: “Le Moulin de la Galette”(1876), onde as cores eram valorizadas com extrema energia e vivacidade.

O grande reconhecimento do trabalho de Renoir aconteceu em 1892, quando numa mostra individual, teve o quadro “O Piano” adquirido pelo governo francês.

Em 1903, Renoir sofre de artrite, quando passou a trabalhar com escultura, ajudado pelos artistas Richard Gieino e Louis Morel.

Pintou até os últimos dias de vida, quando terminou a tela "O julgamento de Paris", em Cagnes-sur-Mer.

Informações biográficas de Auguste Renoir:

Data do Nascimento: 25/02/1841
Data da Morte: 03/12/1919
Nasceu há 173 anos
Morreu aos 78 anos
Morreu há 95 anos

Última atualização do biografia de Auguste Renoir: 22/05/2012.
« Audrey Hepburn « Auguste Comte « Auguste Renoir » Auguste Rodin » Augusto dos Anjos »