Basílio da Gama

Poeta brasileiro

Biografia de Basílio da Gama:

Basílio da Gama (1741-1795) foi um poeta brasileiro. Estudava no Colégio dos Jesuítas, no Rio de Janeiro. Já noviço, continuou seus estudos em Roma, onde ingressou na Arcádia Romana, academia literária que reunia escritores que combatiam o estilo barroco. Seguiu para Portugal, ingressou na Universidade de Coimbra. Foi preso por ter amizade com jesuítas. Foi exilado na Angola, na África. Quando solto recebe carta de fidalguia e é nomeado Secretário do Reino. Escreve sua obra-prima "O Uruguai", considerada a melhor realização do gênero épico do Arcadismo brasileiro.

Basílio da Gama (1741-1795) nasceu no dia 08 de abril, no arraial de São José do Rio das Mortes, hoje Tiradentes, Minas Gerais. Foi para o Rio de Janeiro, estudar no Colégio dos Jesuítas. Em 1759, os padres da Companhia de Jesus foram expulsos do Brasil, obedecendo um decreto do Marques de Pombal. O Colégio dos Jesuítas foi fechado e Basílio da Gama foi para Roma continuar seus estudos. Ingressou na Academia Romana, academia literária que reunia escritores com a finalidade de combater o estilo barroco.

Em 1767 voltou para o Brasil e no ano seguinte foi para Portugal, onde ingressou na Universidade de Coimbra. Acusado de ter amizade com os jesuítas, foi preso e condenado ao exílio, em Angola, na África. Livrou-se do exílio ao escrever um poema em homenagem à filha do Marques do Pombal. Basílio passou a ser favorecido e o Marques lhe concede a carta de fidalguia e o nomeia Secretário
do Reino.

Com a morte do rei português, em 1777, Pombal perdeu o cargo de Ministro e seus atos são anulados. Basílio o defende e permanece fiel a sua amizade. Com ajuda do Marques fez novos contatos com os árcades portugueses, o que lhe permitiu escrever seu poema épico "O Uruguai". Publicado em 1769, relata a guerra movida pelos portugueses e espanhóis contra os Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul.

José Basílio da Gama morreu em Lisboa, no dia 31 de julho de 1795.

Obras de Basílio da Gama

Epitalâmio às Núpcias da Sra. Maria Amália, poesia, 1769
O Uruguai, poesia, 1769
A Declamação Trágica, poesia, 1776
Os Campos Elísios, poesia, 1776
Caramuru, poesia, 1781
Quitúbia, poesia, 1791

Informações biográficas de Basílio da Gama:

Data do Nascimento: 08/04/1741
Data da Morte: 31/07/1795
Nasceu há 273 anos
Morreu aos 54 anos
Morreu há 218 anos

Última atualização do biografia de Basílio da Gama: 15/09/2012.
« Bartolomeu Gusmão « Baruch de Espinosa « Basílio da Gama » Bhaskhara » Ludwig van Beethoven »