Bento XVI

Sumo Pontífice da Igreja Católica

Biografia de Bento XVI:

Bento XVI (1927)(Benedictus PP. XVI) é o 266º Papa da igreja católica, cujo nome de batismo é Joseph Alois Ratzinger. Foi eleito para a sucessão de João Paulo II, em 2005. Conhecido como "Papa intelectual", com diversos livros publicados, entre eles, "Jesus de Nazaré".

Bento XVI (1927) nasceu em Marktl an Inn, Alemanha, no dia 16 de abril de 1927. Filho de Joseph Ratzinger, comissário de polícia e de Maria Ratzinger, de descendência austríaca. Em 1932 a família mudou-se para Aschau, onde o jovem Joseph começou a mostrar sua vocação sacerdotal. Em 1937 mudam-se para Traunstein, onde no ginásio ele aprende o latim.

Em 1939, Joseph ingressa no seminário-menor, para iniciar a carreira eclesiástica. Foi ordenado sacerdote em 1951 e tornou-se arcebispo de Munique e Freising. Além de cardeal em 1977, foi nomeado Prefeito da Congregação Pela Doutrina da Fé, Pelo Papa João Paulo II.

Em 2005, foi eleito Papa, Assumindo o nome (segundo as tradições do Vaticano, todo Papa deve escolher um nome em homenagem a outro Papa para sucedê-lo), de Bento XVI.

Bento XVI é considerado um intelectual da doutrina católica. Em seu currículo, conta-se mais de 5 doutorados e possui vários livros publicados, entre eles, sua primeira encíclica "Deus Caritas Est", e "Jesus de Nazaré". No total, são mais de 600 títulos.

Bento XVI é considerado um Papa conservador, embora tenha sido a favor do Concílio Vaticano II. Foi o principal conselheiro intelectual do Papa João Paulo II.

No dia 11 de fevereiro de 2013, o para Bento XVI anuncia sua renúncia do pontificado, declarando "não tenho mais forças para o cargo".

Informações biográficas de Bento XVI:

Idade: 87 anos
Data do Nascimento: 16/04/1927

Última atualização do biografia de Bento XVI: 12/02/2013.
« Bento Gonçalves da Silva « Bento Teixeira « Bento XVI » Bernardo Guimarães » Bernardo Vieira de Melo »