Betinho

Sociologo brasileiro

Biografia de Betinho:

Herbert José de Souza (1935-1997) mais conhecido como Betinho, foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro. Seu trabalho mais importante foi o projeto da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Mobilizou várias campanhas para arrecadar mantimentos em favor dos pobres e excluídos.

Betinho e seus irmãos o cartunista Henfil e o músico Chico Mário eram hemofílicos, doença herdada da mãe.

Herbert José de Souza (1935-1997) nasceu em Bocaiúva, Minas Gerais. Nos anos 60, ajudou a fundar a Ação Popular (AP), movimento que luta pela implantação do socialismo no Brasil. Formou-se em Sociologia pela Universidade de Minas Gerais em 1962. Após o golpe militar de 1964, passa sete anos na clandestinidade e oito no exílio. Volta ao país em 1979 e cria o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

Betinho ganha em 1991, o Prêmio Global 500, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), por sua luta em defesa da reforma agrária e dos indígenas. Em 1993, funda a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida que, sem a ajuda do governo, distribui alimentos à população carente.

No governo Fernando Henrique, torna-se membro do Conselho da Comunidade Solidária, que substitui a Fundação Legião Brasileira de Assistência (LBA). Hemofílico e portador do vírus da Aids, com seu irmão o cartunista Henfil escreve A Cura da Aids, no qual afirma que a cura da doença é questão de tempo. Em 1995, a Ação da Cidadania passa a priorizar a luta pela democratização da terra como forma de combater a fome e o desemprego. Morre no dia 9 de agosto de 1997, em consequência de hepatite C, contraída em transfusão de sangue.

Informações biográficas de Betinho:

Data do Nascimento: 03/11/1935
Data da Morte: 09/08/1997
Nasceu há 78 anos
Morreu aos 61 anos
Morreu há 16 anos

Última atualização do biografia de Betinho: 06/12/2011.
« Bernardo Vieira de Melo « Bertolt Brecht « Betinho » Beyoncé » Bhagavan Sri Sathya Sai Baba »