Botticelli

Pintor italiano

Biografia de Botticelli:

Botticelli (1445-1510) foi um pintor italiano. Considerado um dos maiores artistas do renascimento artístico da Itália. Algumas obras importantes de sua autoria: “O Nascimento de Vênus”, “A Adoração dos Magos" e "Inferno de Dante”.

Nascido em Florença, seu nome de batismo é Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi. Seu pai era um curtidor de peles. O nome Botticelli veio de seu irmão Giovanni, por conta do aspecto gordo do pintor.

Na adolescência trabalhou como ourives na oficina de Filippo Lippi. Aprendeu a arte de Masaccio e estudou com Andrea del Verrocchio. Abriu seu próprio ateliê com 25 anos.

Em 1841, participou da pintura da Capela Sistina, com os trabalhos “A Provocações de Moisés”, “A Tentação de Cristo”, “O castigo dos Rebeldes”. Importantes foram também “São Sebastião” (1473) e um afresco sobre Santo Agostinho.

Botticelli era protegido da família Médici, nobres que incentivaram diversos artistas no renascimento italiano. Quando os Médici foram expulsos de Florença, passou a pintar com maior intensidade, obras de cunho devocional: “A Natividade Mística” (década de 1490), “A Crucificação Mística” (c. 1496). Este último representava a intensa devoção religiosa de Botticelli.

Botticelli faleceu em 1510, e seu corpo foi sepultado na Abbazia Di Ognissanti, em Florença.

Informações biográficas de Botticelli:

Data do Nascimento: 01/03/1445
Data da Morte: 17/05/1510
Nasceu há 569 anos
Morreu aos 65 anos
Morreu há 504 anos

Última atualização do biografia de Botticelli: 16/04/2012.
« Boccaccio « Borba Gato « Botticelli » Bruce Lee » Bruno Mars »