Castelo Branco

Ex-presidente do Brasil

Biografia de Castelo Branco:

Castelo Branco (1900-1967) foi político, militar e o primeiro Presidente do Brasil depois do golpe militar de março de 1964. Nomeado pelo Congresso, ficou no poder de 15 de abril de 1964 até 15 de março de 1967. O regime militar que passou a vigorar a partir de sua nomeação era baseado na política de fortalecimento do poder Executivo e na ideia de Segurança Nacional, sendo criado o SNI (Serviço Nacional de Informação). A principal proposta de Castelo Branco era barrar o comunismo e recuperar a credibilidade internacional do País.

Castelo Branco (1900-1967) nasceu em Fortaleza no Ceará no dia 20 de Setembro. Filho do General Cândido Borges Castelo Branco e Antonieta Alencar Castelo Branco. Seu nome completo era Humberto de Alencar Castelo Branco. Por parte de mãe era descendente do romancista José de Alencar. Aos oito anos foi estudar no Recife. Aos 14 anos estudou no Colégio Militar de Porto Alegre. Estudou também na Escola Militar do Realengo, quando se alistou em 1918, na IV Companhia de Estabelecimento, escolhendo a arma de Infantaria, onde destacou-se como um dos mais brilhantes membros da Sociedade Acadêmica da Escola Militar. Estudou na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Armada, em 1923, como primeiro tenente. Frequentou a Escola do Estado Maior, ainda como primeiro tenente, concluindo o curso em dezembro de 1931, em primeiro lugar, com menção honrosa.

Em 1938 Castelo Branco foi promovido a capitão, em 1943 promovido a tenente coronel, em 1958 a general, em 1962 a general do exército e finalmente em 1964 a marechal da reserva, quando em 15 de abril assumiu a Presidência da República. No discurso de posse declarou que iria apurar as denúncias de violência e dar um basta à tortura. Que devolveria o poder aos civis num prazo de pouco mais de um ano. Mas seu mandato foi prorrogado, em julho de 1964, por uma emenda constitucional, devendo estender-se até março de 1967. Foi casado Com Argentina Viana Castelo Branco com quem teve dois filhos.

Castelo Branco quando capitão, cursou a Escola Superior de Guerra na França. Quando tenente coronel estagiou no Fort Leavenworth War School nos Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra Mundial foi chefe de seção de Operações da Força Expedicionária Brasileira, na Itália.

Castelo Branco morreu em 18 de julho, quando o avião do Exército em que viajava, chocou-se no ar com um Jato da FAB (Força Aérea Brasileira).

Escreveu inúmeras obras, entre as quais: "Alto Comando da Tríplice Aliança na Guerra do Paraguai"; "Tendências do Emprego das Forças Terrestres na Guerra Futura"; "Doutrina Militar Brasileira"; "A Guerra"; "A Estratégia Militar" e o "Poder Nacional".

Informações biográficas de Castelo Branco:

Data do Nascimento: 20/09/1900
Data da Morte: 18/07/1967
Nasceu há 114 anos
Morreu aos 66 anos
Morreu há 47 anos

Última atualização do biografia de Castelo Branco: 29/07/2012.
« Cartola « Casimiro de Abreu « Castelo Branco » Castro Alves » Catarina II, a Grande »