Charles Dickens

Escritor inglês

Biografia de Charles Dickens:

Charles Dickens (1812-1870) foi um escritor inglês, autor dos romances “David Copperfield”, “Oliver Twist”, “Christmas Carol”, entre outras, foi o mais popular e humano dos romancistas ingleses. Mestre do suspense, do humor satírico e do horror, retrata a Londres de sua época. Foi recebido pela Rainha Vitória como um grande representante das letras inglesas.

Charles John Huffam Dickens (1812-1870) nasceu em Landport, no sul da Inglaterra, no dia 07 de fevereiro de 1812. Tinha cerca de dois anos de idade quando a família se mudou para Londres, e depois para Chatham. Filho de John Dickens e Elizabeth Barrow teve que deixar a escola quando seu pai, sempre às voltas com dívidas, foi preso.
Charles Dickens passou a trabalhar numa fábrica de tinturas, onde permaneceu por vários meses. Sua servidão termina e ele volta à escola, quando seu pai recebe uma inesperada herança, com a qual paga as dívidas e reconquista a liberdade.

Em 1827, começou a trabalhar em um cartório, quando apaixonado por uma jovem de 19 anos viu o romance ter a desaprovação do pai da moça. Por volta de 1836 começou a trabalhar como repórter de vários jornais e redator de peças curtas em alguns periódicos, com o pseudônimo de Boz (apelido de seu irmão mais novo). Estreou com o livro “Esboço de Boz” (1836). Nesse mesmo ano casa-se com Catherine Hogarth, com quem teve dez filhos.

Em 1837, Charles Dickens torna-se célebre com “Memórias do Sr. Pickwick”, obra publicada em um jornal durante 20 meses, em forma de folhetim, onde retratava alguns de seus amigos com a arte de caricaturista e humorista.

Além de “Pickwick”, Dickens escreveu mais 14 obras, quase todas publicadas também em folhetins, acompanhados por leitores que apresentavam sugestões, através de cartas ao autor. Em “Olivier Twist” (1838), um sombrio melodrama, foi o mais sinistro de seus romances, considerado um ensaio social, que descreve os horrores do trabalho nas usinas.

No romance seguinte, “Nicolas Nickleby” (1839), Dickens associa o cômico ao trágico. A obra é uma condenação dos internatos, dirigidos por professores perversos e ignorantes. Em 1943 publicou “A Christmas Carol”. Em “David Copperfield” (1850), um romance autobiográfico, David retrata a vida tal como a viu, em época sombria quando trabalhava na fábrica de tintas, cercado por potes de graxa.

Em muitos de seus romances, Charles Dickens critica as condições econômicas e sociais da época: o contraste entre o ambiente dos empregadores e seus subordinados, as condições deploráveis do trabalho das crianças, a vida miserável dos pobres e a crueldade da prisão por dívidas, testemunhando os aspectos mais sombrios da revolução industrial. Dominava a arte de contar, ora faz rir, ora comove o leitor. Sua maior qualidade é a criação de tipos, que descobre nos indivíduos mais comuns traços característicos, que aproveitados ao máximo, chegam a desvirtuar seu sentido aparente.

Charles Dickens foi famoso e solicitado como orador. Criou sua própria companhia de teatro e percorreu o país, escrevendo peças e representando. Esse fato talvez explique as características teatrais de alguns de seus personagens. Em seus últimos anos, costumava ler suas obras em público.

Charles Dickens conheceu o sucesso, porém sofreu algumas amarguras: além do amor infeliz aos 19 anos, viu a morte prematura de seis de seus dez filhos e separou-se da sua mulher em 1858. Viveu com a atriz Ellen Ternan, que o acompanhou até seus últimos dias.

Charles Dickens faleceu, em consequência de um acidente vascular cerebral, em Higham, Inglaterra, no dia 09 de junho de 1870. Seu corpo foi sepultado na Abadia de Westminster. Encontra-se escrito em sua lápide: “Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos, com sua morte, um dos maiores escritores da Inglaterra desapareceria para o mundo".

Informações biográficas de Charles Dickens:

Idade: 203 anos
Data do Nascimento: 07/02/1812
Data da Morte: 09/06/1870
Nasceu há 203 anos
Morreu aos 58 anos
Morreu há 144 anos

Última atualização do biografia de Charles Dickens: 09/02/2015.
Biografias Relacionadas
« Charles Chaplin« Charles Darwin«Charles Dickens»Charles de Gaulle »Che Guevara »