Charles Dickens

Escritor inglês

Biografia de Charles Dickens:

Charles Dickens (1812-1870) foi um escritor inglês, considerado um dos maiores romancistas de todos os tempos. Suas obras mais famosas são “David Copperfield“ e “Oliver Twist”.

Dickens era filho de um funcionário perdulário da armada. Quando a situação da família piorou, seu pai foi preso por contrair dívidas. Aos doze anos teve de trabalhar numa empresa produtora de graxas para sapatos, e sustentava a família com apenas seis xelins por semana. Mesmo com a melhora das condições financeiras da família, Dickens continuou na fábrica. Os problemas que viveu como a exploração e o excesso de trabalho serviram de inspiração para as suas obras literárias.

Charles Dickens chegou a trabalhar como repórter parlamentar. Foi também cronista judicial e jornalista. Começou a sua estréia como escritor com a publicação do livro "Esboços de Boz" (1836). Também publicou através de folhetins.

Dickens atingiu a maturidade com a publicação da série “Os Papéis Póstumos do Clube Pickwick” (1836), com a qual se destacou como humorista e caricaturista. Depois vieram os trabalhos “Oliver Twist” (1839), “Dombey and Son” (1848), e David Copperfield (1850), entre outros.

Na América, empenhou-se em favor de causas abolicionistas e dos direitos autorais. Realizou conferências no intuito de acumular dinheiro para aquelas causas.

Dickens tinha talento para escrever sátiras. O livro “David Copperfield“ era o seu predileto, pois a obra era um romance autobiográfico.

Morreu de morte cerebral e seu corpo foi sepultado na Abadia de Westminster. Encontra-se escrito em sua sepultura: "Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo."

Informações biográficas de Charles Dickens:

Data do Nascimento: 07/02/1812
Data da Morte: 09/06/1870
Nasceu há 202 anos
Morreu aos 58 anos
Morreu há 144 anos

Última atualização do biografia de Charles Dickens: 07/03/2012.
Biografias Relacionadas
« Charles Chaplin « Charles Darwin « Charles Dickens » Charles de Gaulle » Che Guevara »