Che Guevara

Guerrilheiro argentino

Biografia de Che Guevara:

Che Guevara (1928-1967) foi um guerrilheiro argentino. Foi um dos principais líderes da Revolução Cubana. Percorreu de moto quase toda a América Latina. Presenciou na Guatemala, a queda do ditador Jacob Arbenz. Conheceu Fidel e Raul Castro no México e integrou-se ao Movimento Nacionalista Revolucionário. Acreditava na construção do Socialismo. Na Bolívia, organizou um grupo guerrilheiro, com o objetivo de unificar o regime político da América Latina.

Che Guevara (1928-1967) nasceu em Rosário, Argentina, no dia 14 de junho. Filho de Ernesto Guevara y Lynch e de Celia de la Serna y Llosa. De família rica, estudou medicina na Universidade de Buenos Aires, concluindo o curso em 1953. Participou das lutas em oposição a Juan Domingos Perón. Fez várias viagens de moto por províncias argentinas e por vários países da América Latina.

Em 1951 iniciou com Alberto Granado, uma viagem de Buenos Aires a Caracas, na moto do amigo. Em 1953 visita a Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Guatemala. Essas viagens vieram reforçar seu ideal socialista, diante de tanta desigualdade social. Em dezembro desse mesmo ano, presenciou na Guatemala, a queda do presidente Jacob Ardenz, pelo governo americano.

No México conhece Fidel e Raul Castro, exilados depois do golpe de estado do ex-sargento Fulgêncio Batista, apoiado pelos americanos. Guevara se integra ao Movimento Nacional Revolucionário de Fidel e participa, em 1956, do movimento para derrubada do governo de Fulgêncio. Em janeiro de 1959 após vitórias decisivas Guevara e Camilo Cienfuegos ocupam Havana. No novo governo, Che Guevara participou da reorganização do país, exerceu o cargo de Ministro da Indústria e Comércio e foi Presidente do Banco Central.

Em 1965, foi para o Congo, lutar no movimento guerrilheiro contra a ditadura do General Mobutu. Com o fracasso, seguiu para a Bolívia, onde organizou um grupo guerrilheiro, com o objetivo de unificar os países da América Latina. Durante seis meses, sem o apoio dos camponeses, Guevara e seus comandados vagaram pelas montanhas, até serem descobertos pelo exército boliviano. Ferido em combate, o grande revolucionário foi executado por um soldado, cumprindo ordens do Coronel Zentero Airaya.

Seus restos mortais foram encontrados em 1997, numa vala comum, na cidade de Vallgrande e levados para Cuba. Foi enterrado no Mausoléu Guevara, na cidade de Santa Clara, capital de Villa Clara, a duas horas de Havana.

Informações biográficas de Che Guevara:

Data do Nascimento: 14/06/1928
Data da Morte: 09/10/1967
Nasceu há 85 anos
Morreu aos 39 anos
Morreu há 46 anos

Última atualização do biografia de Che Guevara: 10/04/2012.
« Charles Dickens « Charles de Gaulle « Che Guevara » Chica da Silva » Chico Anysio »