Confúcio

Filósofo chinês

Biografia de Confúcio:

Confúcio (551 a.C - 479 a.C) foi um filósofo chinês, que exerceu grande influência no pensamento da civilização de toda a Ásia oriental.

A história de Confúcio se confunde com sua lenda. Não se sabe quase nada sobre sua vida privada, apenas que descendia de família nobre decadente, mesmo assim, isso é uma hipótese. Seu nome de família era K’ung- Confúcio é a variação em latim de K’ung Fu-tzu.

Confúcio era autodidata e grande estudioso. Compadeceu-se com o sofrimento e pobreza do povo. Foi um grande educador que inovou técnicas de ensino baseados em diálogos individuais, admitindo discordância entre os grupos. Aceitava como discípulos as pessoas pobres e humildes.

A idéia de Confúcio consistia nas virtudes de solidariedade humana, sinceridade, compreensão, reciprocidade e sabedoria, ao invés de elaborações metafísicas e transcendentes.

Confúcio foi muito influente em suas idéias políticas, o que causou uma revolução numa época em que os aristocratas eram tidos como descendentes divinos. Confúcio achava que a capacidade de governar dependia da competência e da capacidade de promover a felicidade dos governados.

Última atualização do biografia de Confúcio: 02/03/2012.
Biografias Relacionadas
« Clovis Beviláqua « Coelho Neto « Confúcio » Cora Coralina » Cordeiro de Farias »