Cristovão Colombo

Navegador genovês

Biografia de Cristovão Colombo:

Cristóvão Colombo (1451-1506) foi um navegador genovês, cujo feito maior foi a descoberta da América.

Colombo nasceu em Gênova, na Itália. Na adolescência já mostrava interesse pela aritmética, geometria, astrologia e geografia. Há indícios de que cursou uma universidade, mas não existem informações fidedignas sobre isso. Também há poucos registros sobre sua vida antes do descobrimento da América. Sabe-se que iniciou a carreira de marinheiro aos 14 anos participando de experiências pelo mar Mediterrâneo e de algumas expedições mal-sucedidas.

Colombo era um grande leitor dos escritos sobre navegações. Em Portugal, ofereceu-se ao Rei D João II para comandar uma frota até as Índias, mas o projeto foi rejeitado. Na Espanha, tentou a proteção dos reis Fernando e Isabel, mas também não teve seus projetos aprovados. Porém, a rainha Isabel pediu que o conselho reavaliassem a idéia para uma frota à América, o que foi aprovado.

Com o apoio e respaldo do navegador Martin Alonso Pinzon, Colombo partiu para a América com uma tripulação de 80 homens. Em 12 de outubro de 1492, a embarcação chegou às ilhas Canárias e nas atuais ilhas Bahamas. Seguiu viagem no intuito de chegar ao extremo oriente, e acreditando nisto, chegou à ilha de Cuba e São Domingos. Foi recebido na Espanha com algumas honrarias e não teve dificuldade de empreender outra viagem, chegando às Antilhas com uma frota de 17 navios. Colombo enfrentou algumas intrigas por não ter encontrado tesouros esperados nas terras descobertas.

Na terceira excursão, o navegador teve muitas dificuldades e viajou com uma frota bem menor. Chegou à ilha de Trindade Tobago e em São Domingos. Porém, travou um conflito com o governador e foi preso junto com seu irmão, sendo enviados para Castela. Na quarta excursão, em 1502, enfrentou uma grande tempestade. Passou pela Nicarágua, Costa Rica e Panamá, mas teve de voltar à Castela por conta do estado das naus.

Colombo morreu em 1506 de parada cardiorrespiratória. Conseguiu acumular um montante considerável em riquezas, mas não obteve os 10% das riquezas da coroa espanhola como queria.

Última atualização do biografia de Cristovão Colombo: 24/02/2012.
« Couto de Magalhães « Cristiano Ronaldo « Cristovão Colombo » Cristovão Jacques » Cruz e Sousa »