David Hume

Filósofo inglês

Biografia de David Hume:

David Hume (1711-1776) foi um filósofo e ensaísta inglês. Foi grande representante do empirismo juntamente com John Locke. Sofreu muitas críticas da igreja pelas suas posições, mas influenciou muitos filósofos posteriores como Kant, só para citar um exemplo.

David Hume nasceu em Edimburgo, na Escócia. Em 1729, ingressou na Universidade de Edimburgo. Em 1734, viajou para a França, onde escreveu três anos depois, o “Tratado da Natureza Humana" e “As Cartas Inglesas”. Mas é a publicação do livro “Ensaios Morais e Políticos” que lhe traz algum renome. Em 1751, publica o primeiro volume da “Enciclopédia”. No ano de 1754, surge o primeiro volume da “História da Inglaterra”.

Os livros de Hume foram condenados pela igreja católica, sendo colocados no índice de livros proibidos. Isto aconteceu por que o filósofo acreditava que a moralidade humana não era fruto da ordem divina preexistente, mas oriunda da criação humana. Por conta isso, foi acusado de heresia e de ateísmo.

Apesar da rejeição da igreja e recusa do mundo acadêmico, Hume foi grande influenciador de filósofos e pensadores como Kant, John Mill, e Augusto Conte.

David Hume morreu em 1776 e encontra-se sepultado em Edimburgo.

Informações biográficas de David Hume:

Data do Nascimento: 07/05/1711
Data da Morte: 25/08/1776
Nasceu há 303 anos
Morreu aos 65 anos
Morreu há 238 anos

Última atualização do biografia de David Hume: 31/12/2011.
« Darcy Ribeiro « David Bowie « David Hume » Débora Falabella » Décio Pignatari »