Dmitri Mendeleiev

Químico russo

Biografia de Dmitri Mendeleiev:

Dmitri Mendeleiev (1834-1907) foi químico russo. Organizou sua Tabela Periódica de Elementos Químicos, segundo a ordem de seus pesos atômicos. Escreveu um Manual de Química Orgânica.

Dmitri Mendeleiev (1834-1907) nasceu em Tobolsk, na região leste da Sibéria, no dia 8 de fevereiro de 1834. Seu pai era diretor da escola local. Em 1787, seu avô inaugurou na cidade a primeira máquina impressora e fundou o primeiro jornal. A família de sua mãe instalou a primeira fábrica de vidro da Sibéria. Dmitri era o filho caçula, seu pai ficou cego pouco depois de seu nascimento, tendo que abandonar o emprego. A mãe reabriu a abandonada fábrica de vidros da família.

Dmitri estava com dezessete anos quando um incêndio destruiu a fábrica. A mãe resolve mudar-se para Moscou, onde o filho muito estudioso poderia entrar para a universidade. Sabendo apenas o dialeto da Sibéria não atendia os requisitos da matricula. Seguiram para São Petersburgo onde Dmitri aprendeu russo, especializou-se em Matemática, Física Literatura e Línguas estrangeiras. Em 1855, forma-se professor e ganha medalha de ouro por seu desempenho acadêmico. Em 1857, gradua-se em Química.

Em 1859, ganhou do governo russo, uma bolsa para estudar na França com Henri Reynault, químico experimental. Em 1860, na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, monta seu próprio laboratório. Estudou com Robert Bunsen autor do bico de Bunsen, conhecido em todos os laboratórios e com Gustav Kirchhof, que juntos estavam criando o espectroscópio.

Em 1861, Mendeleiev voltou para São Petersburgo, onde lecionou química no Instituto Técnico. Data dessa época seu tratado Osnovi Chimii (1868-1870; Princípios de química), livro clássico em que o autor aprofundou o estudo da relação entre as propriedades dos elementos na tentativa de criar um sistema para classificá-los. Nesse trabalho, Mendeleiev formulou a lei periódica segundo a qual, quando todos os elementos são dispostos em ordem crescente de peso atômico, a tabela resultante exibe propriedades periódicas e permite observar os vários tipos de relações químicas, até então estudadas isoladamente. Sua classificação periódica é a base da teoria da estrutura eletrônica do átomo.

Dmitre Mendeleiev morreu no dia 2 de fevereiro de 1907, em São Petersburgo, prestigiado pela comunidade científica internacional.

Última atualização do biografia de Dmitri Mendeleiev: 19/06/2012.
« Di Cavalcanti « Djanira da Motta e Silva « Dmitri Mendeleiev » Domingos Fernandes Calabar » Domingos Jorge Velho »