Dom Bosco

Sacerdote italiano

Biografia de Dom Bosco:

Dom Bosco (1815-1888) foi um sacerdote católico italiano, criador da Ordem Salesiana, foi canonizado pela igreja católica. Considerado grande protetor da juventude e atuante em assuntos sobre educação.

João Melchior Bosco (1815-1888) nasceu em Becchi, Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Filho de Francesco Bosco e de Margherita Occhiena ficou órfão com apenas dois anos.

Começou a estudar com nove anos. Entrou na escola de Castelnuovo D'Asti na adolescência e ingressou no seminário de Chieri aos vinte anos.

Dom Bosco fundou o oratório de São Francisco em 1841, na cidade de Turim, com a finalidade de abrigar jovens sem família, mas as atividades de Dom Bosco não se limitou a isso, organizou uma sociedade com a ajuda do ministro Ratazzi com fins educativos, que era ao mesmo tempo uma sociedade civil e religiosa. Juntou-se à Sociedade de São Francisco e recebeu padres e seminaristas que fizeram os votos de pobreza, castidade e obediência.

A Sociedade de São Francisco era composta de leigos externos, o que não era aceito pela igreja. Dessa forma Dom Bosco propôs a criação de uma associação leiga, os Salesianos Cooperadores, com o objetivo de catequese e educação dos jovens. A associação mista foi aprovada pelo Papa Pio IX, em 1876.

Dom Bosco foi canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI. O Papa João Paulo II o aclamou como o “Pai e Mestre da Juventude”.

Informações biográficas de Dom Bosco:

Data do Nascimento: 16/08/1815
Data da Morte: 31/01/1888
Morreu aos: 72 anos

Última atualização do biografia de Dom Bosco: 24/09/2015.
Biografias Relacionadas
« Dom Pedro I« Dom Pedro II«Dom Bosco»Dom Gabriel Paulino Bueno Couto »Dom Hélder Câmara »