Dom Bosco

Sacerdote italiano

Biografia de Dom Bosco:

Dom Bosco (1815-1888) foi um sacerdote católico italiano, canonizado pela igreja católica. Considerado grande protetor da juventude e atuante em assuntos sobre educação.

João Melchior Bosco nasceu em Becchi, filho de Francesco Bosco, tendo por mãe Margherita Occhiena. Passou por situação difícil na infância, pois ficou órfão com apenas dois anos.

Começou a estudar com nove anos. Entrou na escola de Castelnuovo D'Asti na adolescência e ingressou no seminário de Chieri aos vinte anos.

Dom Bosco fundou o oratório de São Francisco em 1841 na cidade de Turim, com a finalidade de abrigar jovens sem família. Mas as atividades de Dom Bosco não se limitou a isso. Organizou uma sociedade com a ajuda do ministro Ratazzi com fins educativos, que era ao mesmo tempo uma sociedade civil e religiosa. Juntou-se à Sociedade de São Francisco e recebeu padres e seminaristas que fizeram os votos de pobreza, castidade e obediência.

A Sociedade de São Francisco era composta de leigos externos, o que não era aceito pela igreja. Dessa forma Bosco propôs a criação de uma associação leiga, os Salesianos Cooperadores, com o objetivo de catequese e educação dos jovens. A associação mista foi aprovada pelo Papa Pio IX, em 1876.

Dom Bosco foi canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI. O Papa João Paulo II o aclamou como o “Pai e Mestre da Juventude”.

Informações biográficas de Dom Bosco:

Data do Nascimento: 16/08/1815
Data da Morte: 31/01/1888
Nasceu há 198 anos
Morreu aos 72 anos
Morreu há 126 anos

Última atualização do biografia de Dom Bosco: 08/03/2012.
« Dom Pedro I « Dom Pedro II « Dom Bosco » Dom Gabriel Paulino Bueno Couto » Dom Hélder Câmara »