Edvard Munch

Pintor norueguês

Biografia de Edvard Munch:

Edvard Munch (1893-1944) foi um pintor e gravador norueguês. Sua obra mais famosa foi o quadro “O Grito”, um das maiores representantes da corrente expressionista do século XX.

Edvard Munch nasceu em Loten. Estudou em Oslo. Foi à Paris para adquirir estudos e aperfeiçoar seus dotes na pintura. Lá, obteve influências diversas: Picasso, Toulouse Lautrec, Gaughin, Van Gogh, Seurat.

Retornou a Noruega em 1908, e lá, estabeleceu-se com um dos expoentes da corrente artística do expressionismo, como se pode ver nos afrescos da Universidade de Oslo.

Sua obra “O Grito" representa um dos símbolos artísticos do século 20. O sentimento de angústia e desespero representados na obra leva a crer que ela, segundo muitos críticos, é uma das sínteses artísticas da modernidade, época em que ocorreram duas grandes guerras e o surgimento de regimes totalitários, como o comunismo. Outras obras de grande expressão: “ Amor e Dor” (1893-94) “A Menina Doente” (1885) “Puberdade”, de 1886.

A vida difícil de Munch refletiu-se em sua obra. Perdeu a mãe e duas irmãs muito cedo. O pintor também não tinha boa saúde e a morte foi praticamente uma presença constante em sua vida. Suas últimas obras continham os sentimentos que lhes eram comuns: o medo de forças da natureza, da morte e a melancolia.

O quadro “O Grito” foi roubado em 2006, do museu de Oslo.

Informações biográficas de Edvard Munch:

Data do Nascimento: 12/12/1863
Data da Morte: 23/01/1944
Nasceu há 150 anos
Morreu aos 80 anos
Morreu há 70 anos

Última atualização do biografia de Edvard Munch: 17/09/2014.
« Eduardo Moscovis « Eduardo Saverin « Edvard Munch » Eike Batista » Elis Regina »