Elizabeth I

Rainha da Inglaterra e da Irlanda

Biografia de Elizabeth I:

Elizabeth I (1533-1603) foi rainha da Inglaterra. Criou a Bolsa de Londres. Durante seu reinado a Inglaterra tornou-se o principal centro financeiro da Europa. Filha de Henrique VIII e de sua segunda esposa Ana Bolena, que foi decapitada quando Elizabeth tinha apenas três anos. Perde o tútulo de princesa e passa a infância e a juventude fora da corte. Estuda línguas, música e dança. Volta à corte em 1544, com a autorização do Parlamento. Sobe ao trono com a morte de seus meio-irmãos Eduardo VI e Maria I. Durante os 45 anos de reinado a Igreja Anglicana foi restabelecida e o poder centralizado. Elizabeth I viu a Inglaterra ser dona dos mares e da economia da Europa.

Elizabeth I (1533-1603) foi rainha da Inglaterra e da Irlanda. Filha de Henrique VIII e sua segunda esposa Ana Bolena. Nasceu em Greewich, nos arredores de Londres. Quando tinha três anos, sua mãe foi decapitada, por ordem de Henrique VIII, quando começou a correr notícias de que a rainha estava traindo o rei. Quando Ana Bolena foi decapitada, os direitos do trono foram retirados da princesa.

Elizabeth passou a infância e a juventude fora da corte, dedicada aos estudos. Teve aulas de línguas, música e dança. Só voltou à corte em 1544, com a autorização do Parlamento. Tinha 13 anos quando seu pai morreu e Eduardo VI assumiu a coroa.

Elizabeth foi coroada em 1558, com 25 anos, com a morte de Eduardo VI, em 1553 e Maria I em 1558. Logo restabelece a estrutura anglicana para a Igreja e em 1562 restaura a soberania do rei como chefe supremo. Em 1563, o novo corpo eclesiástico define os 39 pontos básicos do anglicanismo. Roma excomunga a rainha, da mesma forma como fizera com Henrique VIII.

A rainha centraliza o poder, fazendo-se representar em todas as partes do reino por xerifes e juízes de paz. Raramente convoca o Parlamento, tomando para si todas as decisões. Mantém uma política econômica mercantilista, surgindo nessa época as indústrias da construção naval, do ferro, do estanho, do chumbo e do enxofre.

Em 1564, autoriza os mercadores aventureiros a transacionarem com os Países-Baixos e a Alemanha. Dá diretos à Companhia da Rússia para estender suas atividades comerciais através de Moscou até a Pérsia. A Inglaterra conquista os mercados da América, Ásia e África. Em 1559, a rainha cria a Bolsa de Londres e concede monopólio para a exploração comercial das colônias.

Elizabeth I funda, em 1600, a Companhia das Índias Orientais. Os navegantes procuram a passagem de ligação entre a América e a Ásia. Francis Drake circunavega a terra. Na América é fundada Virgínia, cujo nome homenageia a "Rainha Virgem".

Os mares ainda são dominados pela Espanha, a grande rival econômica da Inglaterra. Quando a Marinha inglesa vence a Espanha, os caminhos para o comércio ficam desobstruídos.

Elizabeth I morreu em 1603, sem deixar descendentes diretos. Mas viu a Inglaterra ser a dona dos mares e da Economia da Europa.

Informações biográficas de Elizabeth I:

Data do Nascimento: 07/09/1533
Data da Morte: 24/03/1603
Nasceu há 480 anos
Morreu aos 69 anos
Morreu há 411 anos

Última atualização do biografia de Elizabeth I: 30/04/2013.
Biografias Relacionadas
« Eike Batista « Elis Regina « Elizabeth I » Elizabeth II » Elizabeth Taylor »