Emílio Médici

Ex-presidente do Brasil

Biografia de Emílio Médici:

Emílio Médici (1905-1985) ex-presidente do Brasil. Eleito pelo Congresso Nacional, exerceu o cargo entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974. Foi General do Exército brasileiro. Durante seu governo foram atingidos altos índices de crescimento econômico. Foi a época do chamado "milagre brasileiro".

Emílio Médici (1905-1985) nasceu em Bagé, Rio Grande do Sul, no dia 4 de dezembro de 1905. Com 12 anos de idade foi levado por seu avô, Anselmo Garrastazu, para estudar no Colégio Militar de Porto Alegre. Em 1924 ingressa na Escola Militar do Realengo, Rio de Janeiro, onde se torna Aspirante, em 7 de Janeiro de 1927. Em 8 de Julho de 1929 já era Tenente servindo no 12º Regimento de Cavalaria, em Bagé. Serviu como Major na 3ª Divisão de Cavalaria também em Bagé, sendo promovido a Tenente-Coronel em 1948.

Foi convidado pelo General Costa e Silva para ser Chefe do Estado Maior, onde permaneceu dois anos. Já no posto de General de Brigada passou a comandar a 4ª Divisão de Cavalaria em Campo Grande, Mato Grosso em 1961. Foi nomeado Sub-Comandante da Academia Militar de Agulhas Negras. Foi agregado militar em Washington. Em 1967, ocupou a Chefia do Serviço Nacional de Informações. Promovido a General de Exército, é nomeado Comandante do III Exército, em 28 de março de 1969, em Porto Alegre.

Em agosto de 1969, o presidente Costa e Silva, foi acometido de uma doença que o afastou do poder, sendo substituído por uma Junta Militar. No dia 25 de outubro, o Congresso Nacional foi convocado para eleger o novo presidente, o general Emílio Garrastazu Médici foi eleito e assumiu o poder no dia 30 de outubro de 1969, com promessas de restabelecer a democracia.

Do ponto de vista político, foram os anos mais duros do período militar, qualquer manifestação contrária ao governo era reprimida. Alguns grupos de esquerda iniciaram uma luta armada contra o regime militar, num movimento que ficou conhecido como guerrilha urbana. Faziam parte desse movimento, principalmente estudantes, e intelectuais.

No governo Médici, a economia brasileira teve um grande crescimento, foram os anos do "milagre econômico", marcados pela expansão da indústria e pelo aumento das exportações agrícolas. O governo investiu em grandes projetos, foi assinado o acordo com o Paraguai para construção da Hidrelétrica Itaipu Binacional, foi construída a ponte Rio-Niterói, a rodovia Santarém-Cuiabá, estimulou-se a exploração econômica da Amazônia e da Região Centro-Oeste.

Campanhas oficiais incentivavam o povo, criando slogans, "Ninguém mais segura este país" e "Brasil, ame-o ou deixe-o". Em 1974, o ritmo de crescimento da economia começou a diminuir. O governo Médici, se prolongou, sob forte repressão, até 15 de março de 1974, sendo substituído pelo General Ernesto Geisel.

Emílio Garrastazu Médici, morreu no Rio de Janeiro, no dia 9 de outubro de 1985.

Informações biográficas de Emílio Médici:

Data do Nascimento: 04/12/1905
Data da Morte: 09/10/1985
Nasceu há 108 anos
Morreu aos 79 anos
Morreu há 28 anos

Última atualização do biografia de Emílio Médici: 17/06/2012.
« Emerson Fittipaldi « Émile Durkheim « Emílio Médici » Emílio Ribas » Eminem »