Fernando Henrique Cardoso

Ex-presidente do Brasil e sociólogo

Biografia de Fernando Henrique Cardoso:

Fernando Henrique Cardoso (1931) é sociólogo brasileiro, foi Presidente da República do Brasil de 1995 a 2001. É considerado um dos maiores intelectuais na área de ciência política e sociologia da América Latina.

Fernando Henrique Cardoso nasceu no Rio de Janeiro. Filho de militar, mudou-se para São Paulo ainda na infância. Formou-se em ciências sociais na Universidade de São Paulo e fez pós-graduações nas Universidades de Paris e Nanterre, na França, em Cambridge, na Inglaterra e em Stanford, EUA. Publicou, “Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional”, em 1962.

Com o golpe militar de 1964 no Brasil, exilou-se no Chile e posteriormente na França. Voltou em 1968 para lecionar na USP, mas com o ato institucional nº 5, o AI-5, foi aposentado de suas atividades.

Em 1969 publicou Dependência e Desenvolvimento na América Latina, um clássico da sociologia e política,escrito em parceria com o chileno Enzo Faletto. Em 1978, ocupou o cargo de senador pelo Estado de São Paulo como suplente. Em 1983, assumiu o cargo do senado no lugar de Franco Montoro. Em 1985, perdeu as eleições para prefeito de São Paulo. Em 1986, fundou o PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, uma dissidência do PMDB. Em 1993, foi ministro das Relações Exteriores do Presidente Itamar Franco. No mesmo ano, assumiu a pasta do ministério da Fazenda e mudou a moeda de cruzeiro real para o real.

Em 1994, lançou o plano real, um pacote que visava acabar com a inflação, no que foi bem sucedido. Por conta disso, ganhou as eleições para a presidência da república derrotando o Luís Inácio Lula da Silva.

A primeira gestão de Fernando Henrique Cardoso foi considerada tranquila, com inflação baixa, privatizações, abertura de mercado e maior visibilidade do Brasil no mercado externo. Também implementou o bolsa escola, (que seria emulado pelo governo Lula posteriormente e transformado em bolsa família), fez uma reforma no Estado e na previdência brasileira. Em 1998, ganhou novamente as eleições presidenciais, reelegendo-se no 1º turno.
A segunda gestão foi mais conturbada, pois enfrentou crises internacionais, uma crise energética que gerou o chamado “apagão elétrico”. Houve também o aumento do dólar em 1999.

Fernando Henrique Cardoso recebeu, entre outros prêmios e condecorações, os títulos de Doutor Honoris Causa da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1995), além o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Montreal (2005). Em 2012, foi anunciado o prêmio John W. Kluge, distinção da biblioteca do Congresso americano, que o considerou como o maior intelectual em ciência política da América Latina. No dia 27 de junho de 2013, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupa a cadeira 36.

Informações biográficas de Fernando Henrique Cardoso:

Idade: 82 anos
Data do Nascimento: 18/06/1931

Última atualização do biografia de Fernando Henrique Cardoso: 23/09/2013.
« Fátima Bernardes « Fernando Collor « Fernando Henrique Cardoso » Fernando II de Aragão » Fernando Lugo »