Friedrich Nietzsche

Foi um filósofo alemão

Biografia de Friedrich Nietzsche:

Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo alemão de grande influência no ocidente.

Nietzsche nasceu em Weimar e foi órfão de pai aos cinco anos de idade. Viveu a sua infância na cidade de Naumburg. Durante essa fase, dedicou-se a ler a bíblia. Vindo de família protestante, era considerado bom aluno na escola.

Em 1864, foi estudar teologia e filosofia na Universidade de Bonn, mas abandonou o primeiro para se dedicar ao segundo depois de ler o livro de Schopenhauer, “O mundo como vontade e Representação”. Foi nomeado professor de filologia em 1869, mas deixou a vida acadêmica por um tempo entrando na vida militar, que só o abandonou depois de uma queda de cavalo.

Em 1872, publicou o seu primeiro trabalho, “O Nascimento da Tragédia pelo Espírito da Música”, onde contrasta os deuses Dionísio e Apolo. Em 1883, foi a vez de “Assim Falou Zaratustra”, sua obra mais conhecida, que mesclava um estilo bem peculiar entre a reflexão filosófica e a poesia. Nesse livro, ao criticar o pensamento tradicional, Nietzsche estabeleceu um novo padrão de valores. Para o filósofo, não existiam de forma inata no homem o bem e o mal, a verdade e a mentira, a beleza e o feio, mas sim o desejo do poder. Segundo o pensador, os valores tradicionais foram formatados pela cultura judaica-cristã, que pregava a humildade e a submissão.

O pensamento de Nietzsche influenciou as idéias de eugenismo - cujo teor era o rumo da sociedade guiada pelos mais fortes, que predominaram no início do século 20. Outras obras escritas pelo pensador foram “Além do Bem e do Mal” e “A Vontade de Poder”.

Nietzsche morreu louco no ano de 1900.

Informações biográficas de Friedrich Nietzsche:

Data do Nascimento: 15/10/1844
Data da Morte: 25/08/1900
Nasceu há 170 anos
Morreu aos 55 anos
Morreu há 114 anos

Última atualização do biografia de Friedrich Nietzsche: 13/01/2012.
« Frei Caneca « Frei Galvão « Friedrich Nietzsche » F. W. Murnau » Gabriel García Márquez »