George Orwell

Escritor e jornalista inglês

Biografia de George Orwell:

George Orwell (1903-1950) é o pseudônimo de Eric Arthur Blair, escritor e jornalista inglês, conhecido pelo livro “1984”, cujo enredo se passa num país fictício onde há um regime político totalitário. O personagem principal do livro é um funcionário público consciente da opressão que vivia.

George Orwell nasceu em Motihari, na índia Britânica. Veio de família aristocrata. Seu pai trabalhava no Departamento de ópio do Serviço Civil indiano e sua mãe teve grande influência em sua carreira literária. Os estudos de Orwell foram feitos na Escola São Cipriano e posteriormente no Eton College.

Em 1922, Orwell trabalhou em Burma, atual Myanmar, assumindo posto na polícia do império. Em Twante, atuou como oficial sub-divisional e foi promovido a Assistente de Superintendência Distrital. A experiência em Burma gerou o romance “Burnese Days” (1934) e vários ensaios.

De volta a Londres, Orwell resolveu viver experiência como mendigo, o que também fez em Paris e serviu de material para o livro “Down out In Paris and London”, (1933). Mas seus livros mais famosos foram “A Revolução dos Bichos” (1945) e “1984” (1949), uma das publicações mais vendidas do século 20.

Inicialmente adepto das idéias do comunismo, George Orwell abandonou o pensamento socialista quando tomou conhecimento das atrocidades e da falta de liberdade dos países comunistas. O livro “1984” era uma crítica aos regimes totalitários. Na obra, ele retratava um mundo fictício, no qual, o personagem Winston Smith era o único que preservava um senso de liberdade interior.

George Orwell morreu vítima de tuberculose aos 46 anos, em Londres.

Informações biográficas de George Orwell:

Data do Nascimento: 25/06/1903
Data da Morte: 21/01/1950
Nasceu há 110 anos
Morreu aos 46 anos
Morreu há 64 anos

Última atualização do biografia de George Orwell: 25/05/2012.
Biografias Relacionadas
« George W. Bush « George Fox « George Orwell » George R. R. Martin » George Washington »