Gilberto Gil

Músico brasileiro

Biografia de Gilberto Gil:

Gilberto Gil (1942) é um músico brasileiro e um dos criadores do movimento tropicalista nos anos 60.

Gilberto Gil nasceu em Salvador. Filho de médico, viveu durante um tempo no interior da Bahia, onde recebeu grande influência da música popular. Ainda na infância, ganhou um violão de presente da mãe e conheceu a música de João Gilberto, o que lhe deu grande impulso para se tornar músico.

Na faculdade, conheceu Caetano Veloso, Tom Zé, Gal Costa e Maria Bethânia. Posteriormente, realizaram a primeira apresentação no teatro Vila Velha, em 1964, com o Show intitulado "Nós, Por Exemplo".

A grande guinada de Gilberto Gil foi no III Festival de Música Popular Brasileira, onde apresentou a sua música “Domingo no Parque”. O festival foi produzido pela Rede Record. Gil participou do manifesto tropicalista junto com Caetano Veloso, Torquato Neto Tom Zé, Rogério Duprat. A idéia do movimento era a fusão de elementos da música inglesa e americana junto com os ritmos brasileiros. Causou polêmica, porém, abriu portas para uma nova etapa na música popular brasileira.

Em fins dos anos 60, foi exilado junto cm Caetano Veloso para a Inglaterra, por conta da censura do regime militar. Juntou-se à Maria Bethânia, Gal Costa e Caetano e formou a banda chamada Doces Bárbaros, que rendeu várias turnês e um álbum.

Gil é dono de canções que fizeram sucesso no Brasil. Algumas delas: “Procissão”, “Vamos Fugir”, “Aquele abraço”, “Domingo no Parque”, “Drão”, “Não Chores Mais”, “A Novidade”, "A Raça Humana”, “Realce”, entre outras. Compôs também para diversos artistas como Elis Regina, Simone, Gal Costa e Cazuza.

Informações biográficas de Gilberto Gil:

Idade: 72 anos
Data do Nascimento: 26/06/1942

Última atualização do biografia de Gilberto Gil: 24/01/2012.
« Getúlio Vargas « Gilberto Freyre « Gilberto Gil » Gil Vicente » Gina Lollobrigida »