Henri Matisse

Pintor francês

Biografia de Henri Matisse:

Henri Matisse (1869-1954) foi um pintor francês que exerceu grande influência na pintura do século 20. Picasso o considerava grande rival.

Matisse começou a estudar pintura com Bouguereau e Ferrier, em Paris, onde também tentou estudar Direito. Mas as suas maiores influências foram a arte muçulmana, as gravuras japonesas e Cézanne.

Em 1896 já tinha exposto cinco quadros no salão da Sociedade Nacional de Belas Artes, no qual, dois foram vendidos e em 1898, trabalhou no atelier de Carrièrre.

A arte de Matisse é caracterizada por traços de arabesco do desenho, cores finas, formas planas. Ele usava o tema da composição apenas como elemento secundário. O pintor exerceu grande influência sobre a geração do século 20. Suas obras mais importantes são a “Odalisca de Calções Vermelhos”, a decoração da capela de Vence, no sul da França, e o painel “A dança”. Outras obras interessantes: “Sobremesa”, O Jovem Marinheiro e “As Três Irmãs”, “Banhistas na margem de um rio”, esse último, considerado pelo pintor a sua maior obra.

Matisse foi considerado pintor da escola fauvista, mas foi defensor da escola clássica tradicional e passou pelos estilos pontilhista, impressionista e geométrico.

Matisse morreu de câncer e foi sepultado no cemitério de Cimies.

Informações biográficas de Henri Matisse:

Data do Nascimento: 31/12/1869
Data da Morte: 03/11/1954
Nasceu há 144 anos
Morreu aos 84 anos
Morreu há 60 anos

Última atualização do biografia de Henri Matisse: 09/01/2012.
« Henrik Ibsen « Henrique VIII « Henri Matisse » Henry Ford » Henry Miller »