Henry Ford

Empresário e inventor norte-americano

Biografia de Henry Ford:

Henry Ford (1863-1947) foi um empresário norte-americano, fundador da Ford Motor Company. A importância de Ford é imensa na história da indústria, pois ele inventou a montagem em série na produção de automóveis , o chamado Fordismo.

Ford nasceu em Detroit, e era descendente de belgas e irlandeses. A experiência de Ford com as máquinas começou na fazenda de seu pai, quando ele consertava as máquinas de transporte. A partir daí, pensou na necessidade de substituir o trabalho manual por máquinas.

Quando a sua mãe morreu, Ford, que já tinha alguma fama como reparador de relógios, foi trabalhar como operador de máquinas nas empresas Detroit Dry Dock Co e James F. Flower & Bros. Mas voltou à fazenda da família para atuar como operador de máquinas, desta vez, trabalhando para a Westinghouse, onde entrou definitivamente aos 19 anos e construiu um motor à gasolina.

Ford foi um grande inventor, é responsável por 161 patentes. A linha de montagem conhecida como Fordismo, revolucionou a indústria e influenciou a ciência da administração, o que acelerou a produção de carros. Além disso, ele instituiu altos salários para os seus funcionários. Criou também o sistema de franquias, com várias empresas filiais espalhadas por todo o país e em vários continentes.

Sua empresa, a Ford Motor Company foi fundada depois de gerenciar a sua primeira empresa, a Detroit Auomobile Company, atuando como engenheiro chefe, mas com a idéia fixa de produção de massa, o que não foi aceito junto a outros diretores. Empreendeu solitariamente a idéia e, como conseqüência, teve grande sucesso na invenção do carro 999, com a ajuda do projetista Barney Oldfield.

Henry Ford Foi o inventor do Ford Model T ,um modelo econômico, que possuía inovações no motor e suspensões que usavam duas molas semi elípticas, e bastante fácil de dirigir . A direção passou a ser do lado esquerdo, o que ficou sendo copiado por outros fabricantes. Com a concorrência, esse modelo passou a ser substituído pelo Ford Model A, com novo modelo e tecnologia.

Ford inovou no tratamento com os funcionários, reduzindo as horas de trabalho e incentivando-os com sucessivos aumentos de salários. Ainda repartiu o controle acionário com os empregados, considerado algo revolucionário para a época.

Embora contra as guerras, foi responsável pela construção de vários motores aeronáuticos de aviões usados na primeira guerra mundial, construindo o motor liberty e o tri-motor posteriormente. Trabalhou um tempo nessa indústria, mas voltou para a área automobilística depois da guerra.

Com quarenta anos de idade, Ford criou a Fundação Ford Motor Company, existente em Nova Iorque até hoje, prova de que sempre foi preocupado com os valores de democracia e da promoção de riquezas para o bem-estar geral.

Henry Ford Faleceu em Dearborn, no ano de 1947.

Informações biográficas de Henry Ford:

Data do Nascimento: 30/07/1863
Data da Morte: 07/04/1947
Nasceu há 151 anos
Morreu aos 83 anos
Morreu há 67 anos

Última atualização do biografia de Henry Ford: 05/11/2011.
« Henrique VIII « Henri Matisse « Henry Ford » Henry Miller » Herbert Spencer »