Herbert Spencer

Filósofo inglês

Biografia de Herbert Spencer:

Herbert Spencer (1820-1903) foi um filósofo inglês, um dos maiores representantes do positivismo na Inglaterra. É considerado o fundador da teoria do darwinismo social, onde as classes diferenciadas formariam a seleção natural na sociedade. Teve grande influência em estudiosos como Durkheim.

Herbert era filho de pai professor, mas mesmo assim, não frequentou a escola de forma regular. Por isso, desenvolveu aversão ao ensino tradicional, preferindo ser um observador dos fatos externos.

Interessou-se por filosofia e pela evolução natural. Porém, diferente de Darwin, as preocupações do filósofo eram as questões sociais. Em seu livro “Estática Social" (1851), abordou questões sobre o bem estar social e suas condições. Na obra monumental “Sistema de Filosofia Sintética”, estavam inseridos os “Primeiros Princípios”, leis gerais da evolução do universo. Outros volumes da obra tratavam sobre os princípios da evolução biológica, psicologia e sociológica.

Herbert Spencer escreveu ainda os trabalhos “O Indivíduo Contra o Estado”, (1884) e “A Educação Intelectual, Moral e física" (1863).

Herbert Spencer faleceu em Londres, Inglaterra, em 1903.

Informações biográficas de Herbert Spencer:

Data do Nascimento: 27/04/1820
Data da Morte: 08/12/1903
Nasceu há 194 anos
Morreu aos 83 anos
Morreu há 111 anos

Última atualização do biografia de Herbert Spencer: 28/04/2014.
« Henry Ford « Henry Miller « Herbert Spencer » Heródoto » Herófilo »