J.D. Salinger

Escritor norte-americano

Biografia de J.D. Salinger:

J.D. Salinger (1919-2010) foi um escritor norte-americano. Sua grande realização foi a criação do personagem Holden Caulfield, um adolescente desajustado protagonista e narrador da obra "O Apanhador no Campo de Centeio” (1951).

Jerome David Salinger (1919-2010) conhecido como J.D. Salinger, nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, no dia 1 de janeiro de 1919. Filho de um judeu de origem polonesa e de uma escocesa, viveu sua infância na Park Avenue, em Manhattan. Começou a escrever ainda na escola secundária. A partir de 1940 publicou diversos contos. Estudou durante três anos na Academia Militar de Valley Forge. Em 1942, serviu na Segunda Guerra Mundial. Terminado o conflito, entrou para a Universidade de Columbia.

J.D. Salinger foi um exímio contista, capaz de profunda observação social em poucos traços. Seus personagens se expressam com um coloquialismo que poucos escritores alcançaram. Ele pertence a um restrito grupo de autores cuja assinatura se imprime não só no campo literário, mas na cultura de seu tempo. Sua grande realização foi o personagem Holden Caulfield, um adolescente desajustado, protagonista e narrador da obra “O Apanhador no Campo de Centeio” (1951), do original “The Catcher in the Rye”.

O livro foi considerado um ícone da geração dos anos 60. O personagem Holden Caufied era inquieto, desconfiado da autoridade adulta, mas igualmente deslocado entre os colegas de sua idade. Não encontrava nenhum sentido na vida por viver preso a instituições tradicionais como a família e a escola. Sua inquietude e sua revolta sem objeto anteciparam a cultura jovem contestadora das décadas seguintes.

Depois do livro que o consagrou com um dos maiores escritores norte-americanos, publicou só mais três livros - “Nove Estórias” (1953), “Franny & Zooey” (1961), "Carpinteiros, Levantem Bem Alto a Cumeeira e Seymour: uma Apresentação" (1963). Uma das poucas declarações que fez à imprensa foi para justificar seu esforço para impedir a publicação de uma coletânea de contos não autorizada, em 1974. "Há uma paz maravilhosa em não publicar, a publicação é uma invasão da minha privacidade", disse a um repórter.

J.D. Salinger deu voz à sua geração e depois escolheu se calar. Seu isolamento teve início em 1953, quando o escritor, até então vivendo em Nova York, se mudou para Cornish. Segundo uma antiga amante, Salinger falava de dietas estranhas, de tratamentos homeopáticos e de uma confusa devoção às mais variadas religiões, da cientologia ao zen-budismo. Por mais de quarenta anos, viveu recluso, sem publicar novos livros.

J.D. Salinger faleceu em Cornish, no estado de New Hampshire, Estados Unidos, no dia 27 de janeiro de 2010.

Informações biográficas de J.D. Salinger:

Data do Nascimento: 01/01/1919
Data da Morte: 27/01/2010
Morreu aos: 91 anos

Última atualização do biografia de J.D. Salinger: 09/03/2016.
« Justiniano« Justin Bieber«J.D. Salinger»J. K. Rowling »Jürgen Habermas »