Jacques Bossuet

Teólogo francês

Biografia de Jacques Bossuet:

Jacques Bossuet (1627 - 1704) foi bispo e teólogo francês, um dos teóricos do absolutismo. Segundo ele, os reis recebiam poderes divinos para governar.

Jacques Bénigne Bossuet veio de uma família de magistrados e teve educação num colégio de jesuítas em Dijon, na França. Estudou teologia aos 15 anos no College de Navarre. Foi ordenado padre em 1625, quando terminou o seu doutorado.

Famoso pelas suas pregações ao rei Luís XVI, foi designado para ser tutor do filho mais velho do rei Delfim. Foi nomeado conselheiro do rei depois de aprender o funcionamento da política junto à corte real. Foi designado bispo de Meaux e deixou a corte, mas continuou mantendo laços com o rei.

Embora fosse um religioso, Bossuet era um formulador de ideias favoráveis ao poder do rei, chegando a estabelecer em documento depois da assembleia do clero realizada entre os anos 1681 e 1682, em que o Papa só deveria ter poder em questões religiosas, devendo isentar-se do poder secular.

Em seu livro “Política Tirada das Santas Escrituras”, de 1708, Bossuet defendia o direito divino, legitimador do governo da realeza. Nessa situação, qualquer revolta seria considerada um crime, embora deixasse claro que o rei deveria sempre evitar o abuso de poder. Defendia o jansenismo, doutrina que pregava a salvação como privilégio de pessoas escolhidas por Deus.

Morreu em Paris no ano de 1704.

Informações biográficas de Jacques Bossuet:

Data do Nascimento: 27/09/1624
Data da Morte: 12/04/1704
Nasceu há 389 anos
Morreu aos 79 anos
Morreu há 310 anos

Última atualização do biografia de Jacques Bossuet: 20/08/2013.
Biografias Relacionadas
« Jack Kerouac « Jack Welch « Jacques Bossuet » James Clerk Maxwell » James Joyce »