Jean-Jacques Rousseau

Filósofo suíço

Biografia de Jean-Jacques Rousseau:

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social e teórico político suíço. Foi o mais popular dos filósofos que participaram do movimento intelectual do século XVIII - o Iluminismo. Com o filósofo a literatura europeia entra em nova fase: a procura, na natureza, da pureza original. Em sua obra mais importante "O Contrato Social" desenvolveu sua concepção de que a soberania reside no povo.

Jean-Jacque Rousseau (1712-1778) nasceu na Genebra, Suíça, no dia 28 de junho de 1712. Filho de um relojoeiro, ficou órfão de mãe logo ao nascer. Foi educado por pastor protestante. Em 1722 ficou órfão de pai. Com 16 anos de idade vai para Savóia, Itália e sem meios de se manter procura uma instituição católica e manifesta o desejo de se converter. De volta à Genebra retorna ao protestantismo. Leva uma vida errante, foi relojoeiro, pastor e gravador, sem sucesso. Demonstra grande interesse pela leitura e pela música.

Em 1742, muda-se para Paris, onde cultivou contatos com filósofos como Diderot. Nesses contatos, amadureceu suas idéias que seriam publicadas em seus livros. Publicou "Discurso Sobre as Ciências e as Artes" (1749), no qual lhe proporcionou uma medalha de ouro como prêmio. No segmento da política, seu livro mais importante é ”Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens” onde relatou a situação do homem no estado de natureza e aponta que ele tende a fazer parte da sociedade.

Alguns livros trouxeram problemas para Rousseau. “Émíle”, obra pedagógica e “O Contrato Social” lhe rendeu uma prisão por serem obras consideradas subversivas. Foi perseguido pelos protestantes, mas a convite do filósofo Inglês David Hume, refugiou-se na Inglaterra.

O pensamento de Rousseau influenciou as idéias da Revolução Francesa. Pregava que a liberdade era o valor supremo do homem. Anti-racionalista, foi favorável ao preceito de que os homens nasciam bons, a sociedade é que as corrompiam. Criticava a civilização, acusando-a de dissimulada e hipócrita.

Jean-Jacques Rousseau morreu em Ermonville, França, no dia 2 de julho de 1778. Seus restos mortais foram transportados para o Panteão de Paris.

Informações biográficas de Jean-Jacques Rousseau:

Data do Nascimento: 28/06/1712
Data da Morte: 02/07/1778
Nasceu há 302 anos
Morreu aos 66 anos
Morreu há 236 anos

Última atualização do biografia de Jean-Jacques Rousseau: 18/05/2014.
Biografias Relacionadas
« Jardel Filho « Jean de La Fontaine « Jean-Jacques Rousseau » Jean-Paul Sartre » Jean Piaget »