Jean-Paul Sartre

Filósofo e escritor francês

Biografia de Jean-Paul Sartre:

Jean-Paul Sartre (1905-1980) foi filósofo e escritor francês. "O Ser e o Nada" foi o seu principal trabalho filosófico. Foi um dos maiores integrantes do pensamento existencialista na França, juntamente com Albert Camus e Simone de Beauvoir.

Jean-Paul Sartre (1905-1980) nasceu em Paris, França, no dia 21 de junho de 1905. Filho de Jean Baptiste Marie Eymard Sartre, oficial da Marinha Francesa e de Anne-Marie Sartre. Ficou órfão de pai com dois anos de idade. Sua mãe muda-se para a casa dos avós maternos. Teve uma boa formação literária. Ingressou aos 19 anos na Escola Normal Superior no curso de filosofia, onde conheceu Simone de Beauvoir, sua futura companheira. Conclui o curso em 1931.

Sartre escreveu um romance, "A Lenda da Verdade", que não foi bem aceito pela crítica. Com o fracasso, enveredou-se pela filosofia a fim de estudar a fenomenologia do filósofo Husserl na Alemanha e as teorias existencialistas de Karls Jaspers e Martin Heidegger. Posteriormente, Sartre estudaria as obras de Kierkegaard. A partir desses estudos, Sartre elaborou sua própria ideia do existencialismo.

Publicou livros importantes na França, romances, contos e ensaios como forma de disseminar seus preceitos existencialistas: "A Náusea", "A Imaginação", "O Muro", além da peça teatral "As Moscas", no qual usou da lenda grega para simbolizar o domínio alemão sobre a França na segunda guerra.

Seu trabalho filosófico principal foi "O Ser e o Nada", publicado em 1946, onde tenta caracterizar as estruturas fundamentais da existência humana descrevendo o choque entre a consciência e o mundo objetivo, de forma a destacar a característica que definia o ser humano, sua liberdade.

Sartre era um intelectual engajado com os movimentos sociais na França. Era filiado ao Partido Comunista francês e apoiou a invasão comunista na Hungria feita pelo ditador soviético Stálin, o que foi criticado posteriormente por intelectuais liberais, segundo esses, atitude contraditória com os ideais de liberdade que o filósofo pregava. Foi homenageado com o Prêmio Nobel de Literatura, mas se recusou a recebê-lo.

Jean-Paul Charles Aymard Sartre morreu em Paris, França, no dia 15 de abril de 1980. Seus restos mortais encontra-se no Cemitério de Montparnasse, onde também está sepultada sua companheira Simone de Beauvoir.

Informações biográficas de Jean-Paul Sartre:

Idade: 110 anos
Data do Nascimento: 21/06/1905
Data da Morte: 15/04/1980
Nasceu há 110 anos
Morreu aos 74 anos
Morreu há 35 anos

Última atualização do biografia de Jean-Paul Sartre: 12/02/2015.
Biografias Relacionadas
« Jean de La Fontaine« Jean-Jacques Rousseau«Jean-Paul Sartre»Jean Piaget »Jennifer Suhr »