Joaquim Barbosa

Advogado brasileiro

Biografia de Joaquim Barbosa:

Joaquim Barbosa (1954) é um advogado brasileiro. Foi Procurador da República. Foi Ministro do Supremo Tribunal Federal, do qual assumiu a presidência entre os anos de 2012 e 2014. Foi o relator do processo do mensalão. Foi professor de Direito Processual Civil da Universidade do Estado do Rio de janeiro.

Joaquim Barbosa (1954) nasceu em Paracatu, em Minas Gerais, no dia 7 de outubro de 1954. Filho de um pedreiro e uma dona de casa é o mais velho de oito irmãos. Estudou no Colégio Estadual Antônio Carlos, na sua cidade natal. Desde criança ajudava o pai fazendo tijolos e entregando lenha num caminhão da família.

Joaquim Barbosa tinha o hábito de ler tudo que encontrava, escrevia no ar e cantava em outros idiomas, diz o seu tio José Barbosa. Em 1971, a família foi tentar a vida em Brasília. Joaquim empregou-se na gráfica do Correio Brasiliense.

Continuou seus estudos em colégio público, onde completou o segundo grau. Ingressou na Universidade de Brasília, formou-se em Direito, obteve em seguida o mestrado em Direito de Estado. Tinha facilidade para línguas, dominava o inglês, alemão, italiano e francês.

Foi aprovado no concurso para oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores. Entre os anos de 1976 e 1979 serviu na Embaixada do Brasil em Helsinki, na Finlândia. Entre 1979 e 1984 foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

Foi aprovado no concurso para procurador da República. Licenciou-se do cargo e passou quatro anos estudando na França, na Universidade de Sorbonne. Obteve o mestrado e doutorado em Direito Público.

Foi professor visitante na Universidade Columbia, em Nova Iorque, entre os anos de 1999 e 2000 e na Universidade da Califórnia entre 2002 e 2003. Quando estava em Los Angeles, em 2003, foi informado que seu nome era cotado para a vaga do Supremo Tribunal Federal. Foi Ministro do Supremo Tribunal Federal. Assumiu a presidência do Supremo no dia 22 de novembro de 2012, permanecendo na função até 2014.

Durante sete anos, foi o relator do processo do mensalão. Coordenou toda a fase de instrução do processo, conhece os mínimos detalhes de mais de 50 mil páginas de depoimentos, laudos e perícias. Condenou os mensaleiros por crime de desvio de dinheiro dos cofres públicos.

No dia 29 de maio de 2014, Joaquim Barbosa anunciou sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal, o que ocorreu por Decreto, no dia 30 de julho de 2014.

Informações biográficas de Joaquim Barbosa:

Idade: 60 anos
Data do Nascimento: 07/10/1954

Última atualização do biografia de Joaquim Barbosa: 27/04/2015.
Biografias Relacionadas
« João Pessoa« João Ubaldo Ribeiro«Joaquim Barbosa»Joaquim Cardoso »Joaquim Manuel de Macedo »