Joaquim Barbosa

Advogado brasileiro

Biografia de Joaquim Barbosa:

Joaquim Barbosa (1954) é advogado brasileiro. É Ministro do Supremo Tribunal Federal. No dia 22 de novembro de 2012, tomou posse da Presidência do Supremo Tribunal Federal, acumulando as duas funções.

Joaquim Barbosa (1954) nasceu em Paracatu, Minas Gerais, no dia 7 de outubro de 1954. Filho de pedreiro e dona de casa, é o mais velho de oito irmãos. Estudou no Colégio Estadual Antônio Carlos, na sua cidade natal. Desde criança ajudava o pai fazendo tijolos e entregando lenha num caminhão da família.

Joaquim Barbosa tinha o hábito de ler tudo que encontrava, escrevia no ar e cantava em outros idiomas, diz o seu tio José Barbosa. Em 1971, a família foi tentar a vida em Brasília. Joaquim empregou-se na gráfica do Correio Brasiliense.

Continuou seus estudos em colégio público, onde completou o segundo grau. Ingressou na Universidade de Brasília, formou-se em Direito, obteve em seguida o mestrado em Direito de Estado. Tinha facilidade para línguas, dominava o inglês, alemão, italiano e francês.

Foi aprovado no concurso para oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores. Entre os anos de 1976 e 1979 serviu na Embaixada do Brasil em Helsinki, na Finlândia. Entre 1979 e 1984 foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

Foi aprovado no concurso para procurador da República. Licenciou-se do cargo e passou quatro anos estudando na França, na Universidade de Sorbone. Obteve o mestrado e doutorado em Direito Público.

Foi professor visitante na Universidade Columbia, em Nova Iorque, entre os anos de 1999 e 2000 e na Universidade da Califórnia entre 2002 e 2003. Quando estava em Los Angeles, em 2003, foi informado que seu nome era cotado para a vaga do Supremo Tribunal Federal.

É Ministro do Supremo Tribunal Federal. É o relator do processo do mensalão. Coordenou toda a fase de instrução do processo, conhece os mínimos detalhes de mais de 50000 páginas de depoimentos, laudos e perícias.

Joaquim Barbosa tomou posse da Presidência do Supremo Tribunal Federal, no dia 22 de novembro de 2012, acumulando a ainda a função de Ministro do Tribunal.

Informações biográficas de Joaquim Barbosa:

Idade: 60 anos
Data do Nascimento: 07/10/1954

Última atualização do biografia de Joaquim Barbosa: 23/11/2012.
Biografias Relacionadas
« João Pessoa « João Ubaldo Ribeiro « Joaquim Barbosa » Joaquim Cardoso » Joaquim Manuel de Macedo »