John Keats

Poeta inglês

Biografia de John Keats:

John Keats (1795-1821) foi poeta inglês. Considerado um dos maiores nomes da segunda geração romântica na Inglaterra.

John Keats (1795-1821) nasceu em Moorgate, Londres, Inglaterra, no dia 31 de outubro de 1795. Filho de Frances Jennings e Keats Thomas, fica órfão ainda criança e passa a ser criado por um tutor. Kates e os três irmãos mudam-se para Hampstead. Keats estuda com o cirurgião Dr. Hammond e durante cinco anos trabalha como aprendiz de cirurgião.

Em pouco tempo de vida escreveu obras muito importantes. Escreveu os mais belos poemas da língua inglesa, entre eles "La Belle Dame Sans Merci", "Ode to a Nightingale" e "Ode a uma Urna Grega". Sua obra divide-se entre as frequentes referências à morte e um intenso sentimento de prazer com a vida. É influenciado pelos poetas gregos do período helênico como Homero, bem como pelos poetas ingleses do século XVI, que persegue a perfeição estética.

Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo romântico, por imagens vibrantes, de grande apelo sensual, e pela expressão de aspectos da Filosofia Clássica. Em 1814, retorna para Londres, onde trabalha como assistente de cirurgia em dois hospitais. A partir de 1817, decide abandonar a Medicina e dedicar-se inteiramente à poesia. No mesmo ano publica seu primeiro livro "Poemas", marcado por concepções ultra-românticas, mas não faz sucesso.

Em 1818, lança "Endymion" e inicia a produção de seu mais longo poema, "Hyperion", que não chega a concluir devido aos primeiros sinais da tuberculose. Não obtém reconhecimento em vida, sendo cultuado apenas após sua morte.

John Keats, morre de tuberculose, em Roma, Itália, no dia 23 de fevereiro de 1821.

Informações biográficas de John Keats:

Data do Nascimento: 31/10/1795
Data da Morte: 23/02/1821
Nasceu há 218 anos
Morreu aos 25 anos
Morreu há 193 anos

Última atualização do biografia de John Keats: 25/06/2012.
« Johann Sebastian Bach « Johnny Depp « John Keats » John Fitzgerald Kennedy » John Lennon »