Jonathan Swift

Escritor irlandês

Biografia de Jonathan Swift:

Jonathan Swift (1667-1745) foi um escritor, poeta, crítico literário e prosador satírico irlandês.

Jonathan Swift foi órfão de pai cedo. Foi criado pelo tio Godwin, que lhe deu boa educação. Estudou no Trinity College de Dublin, em 1681. Ainda passou uma parte de sua juventude com sua mãe depois que seu tio morreu.

Em 1689, passou a colaborar com os Wighs (liberais) e foi secretário de Sir William Temple. Com a morte do Temple, perdeu o cargo e passou por dificuldades financeiras, sendo posteriormente deão da catedral de São Patrício. Em 1693, doutorou-se em Teologia peal Universidade de Oxford e ocupou o cargo de cônego em Kilbroot, Irlanda.

Em Londres, conseguiu editores para publicar seu livro “A Batalha dos Livros” e “O Conto de Tonel”, neste último, uma sátira onde ironizava as seitas protestantes. O “Baucis and Philemon” (1707) era uma coletânea de poemas, e “Diário para Stela” eram cartas para Stela, uma suposta filha de William Temple com uma ama e que Swift tinha muita afeição.

A obra mais famosa de Swift é “Viagens de Gulliver”, (1726), uma sátira contundente e divertida sobre os partidos políticos e a vida pública. A obra tornou-se um dos clássicos da literatura infantil.

Swift escreveu "A Conversação Polida" (1738), obra que lhe consumiu 20 anos e resumiu a sociedade inglesa, fruto de muita observação pessoal.

Morreu surdo e louco em Dublin. Foi enterrado na Catedral de São Patrício.

Informações biográficas de Jonathan Swift:

Data do Nascimento: 30/11/1667
Data da Morte: 19/10/1745
Nasceu há 346 anos
Morreu aos 77 anos
Morreu há 269 anos

Última atualização do biografia de Jonathan Swift: 01/09/2012.
Biografias Relacionadas
« John Locke « John Milton « Jonathan Swift » Jorge Amado » Jorge Coelho de Albuquerque »