Lampião

Cangaçeiro brasileiro

Biografia de Lampião:

Lampião (1897-1938) foi um cangaceiro brasileiro, o mais famoso bandido da história do Brasil.

Seu nome de batismo era Virgulino ferreira da silva. Nasceu em vila bela, onde hoje está localizada a cidade de Serra talhada, em Pernambuco. Fugiu com os irmãos para fazer parte de um grupo de cangaceiros no sertão depois que seu pai morreu devido à perseguição de um coronel da região. Seu grupo tornou-se conhecido pelas crueldades que praticava junto ao seu grupo, invadindo fazendas, praticando saques em cidades e vilarejos e execuções sumárias.

Lampião enfrentou a polícia e o governo estabelecido. Ficou conhecido por “Rei do Cangaço” pelas suas andanças no nordeste brasileiro. Chegou a ser convidado pelo Padre Cícero para lutar contra os revoltosos na ajuda ao governo. Com isso, ganhou o título de comandante.

Em 1929, conheceu Maria Bonita, que se tornou sua namorada e lhe deu uma filha, Maria Expedita.

Em 1938, o seu bando foi surpreendido por um batalhão da polícia militar na fazenda de Angico, localizada no sertão de Sergipe. Lampião e Maria Bonita morreram juntos ao bando e suas cabeças foram cortadas em seguida. As cabeças foram sepultadas em 1969 depois de ficarem a mostra no museu da Faculdade de Medicina da Bahia por anos.

Informações biográficas de Lampião:

Data do Nascimento: 04/06/1898
Data da Morte: 28/07/1938
Nasceu há 116 anos
Morreu aos 40 anos
Morreu há 76 anos

Última atualização do biografia de Lampião: 11/01/2012.
« Lady Gaga « Lamartine Babo « Lampião » Lasar Segall » Laurentino Gomes »