Leonardo Fibonacci

Matemático italiano

Biografia de Leonardo Fibonacci:

Leonardo Fibonacci (1170 — 1250) foi um matemático italiano, de grande influência na idade média. Muitos consideram Fibonacci como o maior matemático da idade média. Introduziu os algarismos arábicos na Europa e descobriu a sequência de Fibonacci.

leonardo Fibonacci nasceu em Pisa. Filho de Guglielmo dei Bonacci, um próspero mercador, acompanhou as atividades do pai no porto de Pisa, que mantinha grande influência no comércio do Mediterrâneo. Atrávés das atividades de comércio alfandegário, Fibonacci tomou contato com a matemática hindu e árabe, praticada no comércio oriental.

Sob a proteção do imperador Frederico II, e por ter resolvido problemas matemáticos da corte, Fibonacci aprofundou seus estudos sobre matemática, avaliando que os algarismos arábicos seriam mais eficientes que os números romanos para cálculos aritméticos. Isso fez com que o matemático pudesse viver apenas dos estudos e pesquisas.

Aos 32 anos, Fibonacci publicou o livro "Liber Abaci" (Livro do Ábaco ou Livro de Cálculo), responsável pela disseminação dos números hindu-arábicos na Europa. Outros livros importantes do matemático: "Practica Geometriae" (1220), "Di minor guisa", sobre aritmética comercial e "Commentário ao Livro X de 'Os Elementos', de Euclides.

Não se tem informações comprovadas da vida de Fibonacci depois de 1228. Como prestou grandes serviços a cidade de Pisa, o matemático possui uma estátua em sua homenagem, localizada na galeria ocidental do Camposanto.

Última atualização do biografia de Leonardo Fibonacci: 23/02/2012.
Biografias Relacionadas
« Leonardo Boff « Leonardo DiCaprio « Leonardo Fibonacci » Leonardo da Vinci » Leonel Brizola »