Maomé

Líder religioso

Biografia de Maomé:

Maomé (570 - 632) foi um líder religioso, fundador do islamismo, considerada a segunda religião do mundo em número de adeptos.

Abu al-Qasim Muhammad ibn 'Abd Allah ibn 'Abd al-Muttalib ibn Hashim é o nome completo de Maomé, este, uma forma aportuguesada do francês Mahomet. Nasceu em Meca, localizada na atual Arábia Saudita. Foi órfão muito cedo, sendo criado por um tio. Obteve grande influência de um monge cristão, que lhe ensinou a Bíblia e os escritos sobre Cristo.

Maomé combateu a idolatria exacerbada e indignou-se com o que ele considerou pecado, cometidos pelo povo de Meca. Passou a dedicar-se às meditações.

Casou-se com uma viúva, o que lhe deu mais folga para as atividades contemplativas. Em 610 d.C, recebeu a visita do anjo Gabriel, segundo os relatos contidos na doutrina islâmica.

As pregações de Maomé desagradaram a elite de Meca, o que fez com que fugisse para Yatreb, fuga que a religião islão chamou de hégira. A cidade passou a se chamar Medina-Cidade do Profeta. Na cidade, tornou-se chefe religioso e militar depois que intermediou os conflitos entre as tribos locais. Posteriormente, conquistou Meca, que a partir de então, tornaria cidade sagrada para os muçulmanos.

Depois de sua morte, deixou seu pensamento e pregações, que foram registrados no Alcorão, livro sagrado da religião islã.

O legado do profeta Maomé tornou a base da religião islã, considerada hoje em dia a segunda em número de adeptos, só superada pelo cristianismo.

Última atualização do biografia de Maomé: 17/08/2012.
« Manuel Botelho « Manuel de Abreu « Maomé » Marcos Freire » Marco Aurélio Rodrigues Dias »