Marquesa de Santos

Aristocrata brasileira

Biografia de Marquesa de Santos:

Marquesa de Santos (1797-1867) foi uma aristocrata brasileira e amante de Dom Pedro I. Exerceu Grande influência no governo do primeiro reinado.

Marquesa de Santos (Domitila de Castro Canto e Melo) (1797-1867) nasceu em São Paulo, no dia 27 de dezembro de 1797. Casou-se aos 15 anos de idade com um alferes mineiro Felício Mendonça, com quem teve três filhos e posteriormente consegue a anulação do casamento.

A Marquesa de Santos manteve uma relação amorosa durante sete anos com Dom Pedro I, o Príncipe que proclamou a independência brasileira. A situação provocou polêmica na sociedade da época, pois a marquesa também tomava decisões que influenciaram os rumos políticos, como por exemplo, o exílio de José Bonifácio de Andrada e Silva, que foi levado para a França, por ordem dela.

O imperador Dom Pedro I fez da amante a Dama do Paço, Viscondessa e finalmente, Marquesa de Santos.

A situação fica incontornável quando a imperatriz D. Leopoldina morreu e Dom Pedro se casou com a duquesa de Leuchtemberg, Amélia Beauharnais. A marquesa, que chegou a ter cinco filhos com o D Pedro I, rompeu o romance e casou-se com Rafael Tobias de Aguiar.

A marquesa de Santos faleceu em São Paulo, no dia 3 de novembro de 1867.

Informações biográficas de Marquesa de Santos:

Data do Nascimento: 27/12/1797
Data da Morte: 03/11/1867
Morreu aos: 69 anos

Última atualização do biografia de Marquesa de Santos: 28/12/2015.
Biografias Relacionadas
« Mario Vargas Llosa« Mark Twain«Marquesa de Santos»Marquês de Abrantes »Marques Rebelo »