Martin Heidegger

Filósofo alemão

Biografia de Martin Heidegger:

Martin Heidegger (1889-1976) foi um filósofo alemão da corrente existencialista. Foi considerado um dos maiores filósofos do século 20. Exerceu grande influência em intelectuais como Jean-Paul Sartre.

Martin Heidegger nasceu em Meßkirch, distrito de Baden. Quis inicialmente ser padre e cursou teologia na Universidade de Freiburg, onde foi aluno de Edmund Husserl, teórico e filósofo criador da fenomenologia.

A partir da influência que adquiriu do professor Husserl, escreveu o livro que marcaria a sua vida, o “Ser e Tempo”. Em 1933, ocupou a cátedra deixada pelo seu mestre.

Heidegger adotou postura a favor do nazismo quando Hitler assumiu o poder, enquanto já era reitor de Freiburg.

O nacionalismo político de Hitler fazia-se presente nas obras de Heidegger, que isolou-se na floresta negra para escrever o “Ser e o Tempo”,(1927) sua obra mais marcante.

A teoria de Heidegger baseia-se na ideia de que o homem é um ser que busca aquilo que não é. Seu projeto de vida pode ser eliminado pelas pressões da vida e pelo cotidiano, o que leva o homem a isolar-se de si mesmo.

Heidegger também trabalhou o conceito de angústia, a partir do qual o homem transcende suas dificuldades ou deixa-se dominar por elas. Assim, o homem seria um projeto inacabado.

Heidegger escreveu trabalhos importantes sobre a linguagem criadora e a poesia. Outras obras relevantes que escreveu: “Kant e o problemas da metafísica” (1929), “Introdução à Metafísica” (1953) e “ Que é Isto - A Filosofia?“ (1962).

Faleceu em Freiburg, 1976.

Informações biográficas de Martin Heidegger:

Data do Nascimento: 26/09/1889
Data da Morte: 26/05/1976
Nasceu há 125 anos
Morreu aos 86 anos
Morreu há 38 anos

Última atualização do biografia de Martin Heidegger: 21/08/2012.
« Martim Afonso de Sousa « Martinho Lutero « Martin Heidegger » Martin Luther King » Marilyn Monroe »