Martin Luther King

Ativista norte-americano

Biografia de Martin Luther King:

Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista político e pastor protestante norte-americano conhecido pela luta contra a discriminação racial nos EUA e luta pelos direitos civis dos negros.

Martin Luther King era filho de pastores protestantes batistas. Graduou-se na Morehouse College, que tinha fama e reconhecimento na época. Formou-se em teologia e doutorou-se em filosofia pela Universidade de Boston.

Luther King começou a sua luta contra a discriminação racial no estado do Alabama, envolvendo-se num conflito, no qual, uma cidadã chamada Rosa Park recusou-se a ceder o seu lugar a um branco num transporte público. Liderou o movimento anti-segregacionista, sendo preso por conta disso. A Suprema Corte acabou por eliminar a segregação racial nos transportes públicos.

A partir de 1957, intensificou a sua luta. Foi presidente da Conferência da Liderança Cristão do Sul, participou de diversos eventos e passeatas. Por conta disso, foi preso e torturado.

Seu evento mais importante foi quando conseguiu reunir 200.000 pessoas e proferiu o lema “Eu tenho um sonho”. O discurso foi tão Importante que deu origem à lei dos Direitos Civis de 1964. Em 1965, foi publicada a lei dos direitos de voto dos negros.

Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1964. Não só lutou pelos direitos dos negros, mas teve participação ativa em movimentos contra a guerra do Vietnã.

Morreu assassinado por um oponente quando lutava a favor dos coletores de lixo, Em Memphis.

Informações biográficas de Martin Luther King:

Data do Nascimento: 15/01/1929
Data da Morte: 04/04/1968
Nasceu há 85 anos
Morreu aos 39 anos
Morreu há 46 anos

Última atualização do biografia de Martin Luther King: 13/01/2012.
« Martinho Lutero « Martin Heidegger « Martin Luther King » Marilyn Monroe » Mary Shelley »