Martinho Lutero

Sacerdote católico alemão

Biografia de Martinho Lutero:

Martinho Lutero (1483-1546) foi sacerdote católico. Personagem principal da Reforma Protestante.

Martinho Lutero (1483-1546) nasceu na Turíngia, Alemanha, no dia 10 de novembro de 1483. Foi criado num ambiente de austeridade e por desobediência era espancado com frequência. Foi angustiado com histórias de demônios e feitiços, que o acompanharam por toda a vida. Com dezoito anos estudava Direito na Universidade de Erfurt. Em 1505 desiste da carreira para entrar no Mosteiro Agostiniano de Erfurt.

Lendo as Escrituras Sagradas concluiu que toda a humanidade é pecadora, mas Deus escolhe alguns para a vida eterna. Desenvolveu a doutrina da justificação pela fé. Queria dizer que o homem só é merecedor dos olhos de Deus pela submissão à vontade divina.

O sistema teológico de Lutero estava sendo desenvolvido. Diversas conferências eram realizadas na Universidade de Wittenberg, fundada pelo Príncipe da Saxônia, seu amigo Frederico. Sabendo da chegada à região do frade Tetzel, a mando do Papa Leão X, para vender indulgências, Lutero se revolta. Para evitar a exploração da população ignorante, elaborou 95 teses sobre a venda de indulgências e no dia 31 de outubro de 1517, afixou-as na porta da igreja.

Em pouco tempo Lutero recebe o apoio de boa parte da população e de outras cidades. Tetzel é expulso da região. O papa ordena que Lutero se retrate, mas, protegido pelo príncipe Frederico, Lutero se recusa e inicia uma campanha dentro da própria igreja contra as doutrinas romanas.

Em 1520, o Papa Leão X dá um prazo de sessenta dias para Lutero se retratar, Lutero queima publicamente a bula papal e em consequência é excomungado. Carlos V, imperador do Sacro Império, foi pressionado pelo Papa mas sua autoridade dependia da aprovação da Dieta Imperial (assembléia), onde muitos príncipes eram partidários do rompimento definitivo com Roma.

A Alemanha estava a beira de uma Guerra civil. Em 1521, Lutero é obrigado a se refugiar no castelo do príncipe Frederico. Se ocupa em traduzir a Bíblia para o alemão e estabelecer as bases para uma igreja independente, conservando muitos elementos da doutrina católica. Alterou o cerimonial da missa, substituiu o latim pelo alemão e rejeita todas as hierarquias eclesiásticas, desde, padres, bispos arcebispos e até Papa. Renegou a interpretação oficial da Bíblia.

Dos sacramentos foram conservados o batismo, o matrimônio e a eucaristia. Os sacerdotes obtiveram permissão para casar. Em 1525, Lutero casa com uma ex-freira. Por fim abandona a superioridade da Igreja sobre o Estado. Em 1530, com a ajuda do professor Felipe Melanchton, é redigida a Confissão de Augsburgo, o documento central da Reforma Protestante.

Martinho Lutero morreu no castelo do Príncipe da Saxônia, Frederico, no dia 18 de fevereiro de 1546.

Informações biográficas de Martinho Lutero:

Data do Nascimento: 10/11/1483
Data da Morte: 18/02/1546
Nasceu há 531 anos
Morreu aos 62 anos
Morreu há 468 anos

Última atualização do biografia de Martinho Lutero: 26/07/2012.
Biografias Relacionadas
« Martha Medeiros « Martim Afonso de Sousa « Martinho Lutero » Martin Heidegger » Martin Luther King »