Michel Foucault

Filósofo francês

Biografia de Michel Foucault:

Michel Foucault (1926-1984) foi um filosofo francês, que exerceu grande influência sobre os intelectuais contemporâneos.

Michel Foucault nasceu em Poitiers, uma pequena cidade francesa, no dia 15 de outubro de 1926. Diplomou-se em psicologia e filosofia. Ensinou filosofia em universidades francesas e obteve a cátedra com o tema "História dos Sistemas de Pensamento" no Collège de France.

Aos 28 anos, publicou o seu primeiro livro, "Doença Mental e Personalidade" (1954). Mas o seu grande clássico foi “História da Loucura na Idade Média” (1961), escrito para a obtenção de seu doutorado na Sorbonne. Nessa obra, Foucault analisou o desprezo que as pessoas tinham no século 19 pelos doentes mentais. Publicou ainda: “Nascimento da Clínica” (1966), “As Palavras e as Coisas” e “Arqueologia do Saber" (1969). Ainda deixou inacabado o livro “História da Sexualidade”.

Nos anos 60, Foucault estava incluso no rol dos pensadores estruturalistas, como Claude Lévi-Strauss, Roland Barthes e Jacques Derrida, embora alguns autores não o considerem parte dessa escola de pensamento.

Michel Foucault acreditava que a prisão, mesmo que fosse exercida por meios legais, era uma forma de controle e dominação burguesa no intuito de fragilizar os meios de cooperação e a solidariedade do proletariado. O filósofo ainda criticava a psiquiatria e psicanálise tradicionais, no seu modo de ver, instrumentos de controle e dominação ideológica.

Michel Foucault morreu em consequência das complicações da AIDS, em Paris, França, no dia 26 de junho de 1984.

Informações biográficas de Michel Foucault:

Idade: 88 anos
Data do Nascimento: 15/10/1926
Data da Morte: 25/06/1984
Nasceu há 88 anos
Morreu aos 57 anos
Morreu há 30 anos

Última atualização do biografia de Michel Foucault: 28/04/2015.
« Michelangelo« Michel de Montaigne«Michel Foucault»Michel Teló »Miguel de Cervantes »