Millôr Fernandes

Escritor, desenhista e jornalista brasileiro

Biografia de Millôr Fernandes:

Millôr Fernandes (1923-2012) foi um desenhista, humorista, tradutor, escritor e dramaturgo brasileiro. Era um artista com múltiplas funções e atividades. Escreveu nas revistas "O Cruzeiro e "O Pasquim".

Millôr Fernandes nasceu no Rio de Janeiro. Filho de um engenheiro, seu nome foi registrado na certidão como Milton Viola Fernandes, mas por erro de caligrafia, ficou sendo Millôr o seu primeiro nome. O pai do desenhista morreu quando ele tinha 2 anos. A mãe dele passou a sustentá-lo junto com mais 3 irmãos.

O grande incentivador da carreira de Millôr foi o seu tio, Antônio Viola, que o levou a publicar desenhos no periódico "O Jornal". Assumiu as funções de repaginador e contínuo na revista "O Cruzeiro". Com o espaço vago da publicidade da revista, criou a seção “Poste Escrito”. Também escreveu para a revista "A Cigarra", onde ganhou um concurso de contos.

Millôr passou, em 1941, a ter uma coluna na revista "O Cruzeiro" chamada Pif Paf, onde assinava com o pseudônimo de Vão Gogo. Os seus desenhos ganharam um prêmio importante na Exposição Internacional do Museu da Caricatura de Buenos Aires, em 1956. No outro ano, ganhou exposição individual em obras apresentadas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Em 1968, passou a trabalhar na revista "Veja". Mas foi na revista "O Pasquim", fundada por ele, que obteve grande repercussão, pois a publicação foi importante no combate à ditadura militar brasileira.

Millôr Fernandes também atuou dramaturgo e tradutor, nesta última atividade, traduziu obras de Shakespeare, Molieré, Brecht e Tennessee Williams.

Faleceu no Rio de Janeiro, vítima de parada cardiorrespiratória, em março de 2012.

Informações biográficas de Millôr Fernandes:

Data do Nascimento: 16/08/1926
Data da Morte: 27/03/2012
Nasceu há 87 anos
Morreu aos 85 anos
Morreu há 2 anos

Última atualização do biografia de Millôr Fernandes: 28/03/2012.
Biografias Relacionadas
« Miguel de Unamuno « Miley Cyrus « Millôr Fernandes » Milton Friedman » Mitt Romney »