Montesquieu

Filósofo e escritor francês

Biografia de Montesquieu:

Montesquieu (1689-1755) foi pensador e escritor francês sobre ideias políticas. Criou o da modelo dos três poderes que estão presentes na democracia representativa ocidental. É um dos grandes representantes do pensamento iluminista, junto com Voltaire, Locke e Rousseau.

Charles de Montesquieu nasceu no castelo de La Brède, perto de Bordeaux. Antes de se interessar por filosofia política, estudou filosofia natural.

Aos 27 anos, escreveu uma dissertação sobre política dos romanos na religião. Também escreveu sobre ciências naturais e sobre doenças.

Entrou para a Academia Francesa e viajou pela Europa. Morou dois anos na Inglaterra, quando tomou contato com as ideias liberais naquele país. Fez parte da Academia Real de Londres e da Academia Real de Ciências de Berlim.

Montesquieu era defensor da liberdade religiosa, embora não fosse religioso. Porém, criticava os abusos da igreja, o que registrou no livro “Letras Persas” (1721).

O livro mais famoso de Montesquieu foi “Espírito das Leis” (1748), onde defendeu que toda forma de governo deveria obedecer às leis e não à vontade do monarca e da religião. Elaborou nessa obra a divisão que existe em todos os governos liberais e democráticos: os poderes judiciário, legislativo e executivo. Os poderes deveriam também vigiar uns aos outros para a preservação da democracia.

Os escritos de Montesquieu inspiraram a constituição norte-americana.

Informações biográficas de Montesquieu:

Data do Nascimento: 18/01/1689
Data da Morte: 10/02/1755
Nasceu há 325 anos
Morreu aos 66 anos
Morreu há 259 anos

Última atualização do biografia de Montesquieu: 26/04/2012.
Biografias Relacionadas
« Monsenhor Waldir Lopes de Castro « Monteiro Lobato « Montesquieu » Murilo Benício » Murilo Mendes »