Nelson Rodrigues

Escritor brasileiro

Biografia de Nelson Rodrigues:

Nelson Rodrigues (1912-1980) foi um escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro. Foi autor de peças conhecidas como “Vestido de Noiva”. Revolucionou a forma de escrever o teatro brasileiro.

Nelson Falcão Rodrigues nasceu no Recife e mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro. Começou a trabalhar ainda cedo, numa redação de jornal. Em 1941, escreveu a peça “A Mulher Sem Pecado”. Mas a grande revolução no teatro se deu com a peça “Vestido de Noiva”. O texto apresentava uma nova de escrita teatral, com ações simultâneas em tempos diferentes e a existência de três planos (realidade, memória e alucinação).

Sua obra se divide em peças psicológicas (suas primeiras peças), mitológicas (“Anjo Negro”, álbum de Família”) e as tragédias cariocas (“A Falecida” e o “Beijo no Asfalto”). O teor de suas peças eram questões relacionadas ao sexo, incesto, tabus, virgindade, traição, moralismo e obsessões variadas.

Nelson Rodrigues escreveu ainda romances como "Meu Destino é Pecar” “O Casamento”. Em 1968, publicou o conjunto de crônicas escritas: “As Confissões de Nelson Rodrigues” e “O óbvio Ululante”.

Morreu no Rio de Janeiro de complicações cardio-respiratórias.

Informações biográficas de Nelson Rodrigues:

Data do Nascimento: 23/08/1912
Data da Morte: 21/12/1980
Nasceu há 102 anos
Morreu aos 68 anos
Morreu há 33 anos

Última atualização do biografia de Nelson Rodrigues: 24/01/2012.
« Nelson Ferreira « Nelson Mandela « Nelson Rodrigues » Nero » Neymar »