Olga Benário

Militante comunista alemã

Biografia de Olga Benário:

Olga Benário (1908-1942) foi uma militante comunista alemã de origem judaica. Foi companheira de Luís Carlos Prestes, comunista perseguido pelo governo de Getúlio Vargas.

Olga Benário nasceu de família judia em Munique, na Alemanha. O pai dela era advogado e sua mãe uma dama da alta sociedade. Ainda na adolescência, entrou para a juventude comunista, o que desagradou sua mãe.

Olga Benário foi para Berlim exercer a militância. Foi presa em 1926, mas foi solta em seguida. Em 1928 fez treinamentos militares na Rússia na intenção de fomentar guerrilhas pelo mundo para estabelecer um governo comunista, seguindo as determinações da Internacional Socialista da URSS.

No Brasil, ficou incumbida na tarefa de receber Luís Carlos Prestes, perseguido pelo governo de Getúlio Vargas. Carlos Prestes liderou a intentona comunista em 1935, na qual fracassou. Prestes e Olga tornaram-se namorados.

Olga Benário engravidou de Prestes. Quando a filha de Olga nasceu, foi deportada pelo governo de Getúlio Vargas para a Alemanha Nazista, onde morreu no campo de concentração por ser descendente de judia. A filha de Olga, Anita Leocádia Prestes, foi criada pela avó paterna, Leocádia.

Olga Benário foi executada no campo de concentração de judias da Alemanha Nazista em 1942.

Informações biográficas de Olga Benário:

Data do Nascimento: 12/02/1908
Data da Morte: 23/04/1942
Nasceu há 106 anos
Morreu aos 34 anos
Morreu há 72 anos

Última atualização do biografia de Olga Benário: 02/04/2012.
« Olavo Bilac « Olavo de Carvalho « Olga Benário » Oprah Winfrey » Orson Welles »