Osama bin Laden

Terrorista saudita

Biografia de Osama bin Laden:

Osama bin Laden (1957-2011) foi um terrorista saudita. Fundou a organização terrorista Al-Qaeda, que praticou o atentado contra as torres gêmeas, em 11 de setembro de 2001. Foi o responsável pelo maior atentado de todos os tempos. No dia 11 de setembro quatro aviões repletos de passageiros, foram sequestrados. Dois foram lançados contra as "torres gêmeas", dois prédios de 110 andares cada, que faziam parte de um conjunto de 7 prédios do complexo do World Trade Center em Nova York. Ao mesmo tempo o terceiro avião atingia parcialmente o Pentágono, prédio das Forças Armadas Americanas. O quarto avião caiu em um campo na Pensilvânia. Depois desses atentados, bin Laden passou a ser o terrorista mais procurado do mundo. No dia 1 de maio de 2011 foi fuzilado.

Osama bin Laden (1957-2011) nasceu em Riad, capital da Arábia Saudita , no dia 10 de março. Filho de mãe síria e pai iemenita. Seu pai Mohammed bin Laden, de família pobre emigrou para a Arábia Saudita em 1930. Trabalhando na construção civil fez fortuna construindo palácios e prédios públicos para o Rei Saud. Osama foi educado por professores particulares e teve uma vida de luxo.

Com a morte de seu pai em 1968 bin Laden herdou uma fortuna. Ingressou na Universidade de Engenharia de Jeddah, onde aliou-se ao grupo Mujahidin, comprometido com a libertação da causa islâmica da dominação estrangeira. Ajudou a recrutar jovens muçulmanos e a financiar todas as atividades do grupo. Em 1979 já formado, passa a trabalhar com a família. Nesse mesmo ano a revolução islâmica se opunha à ocidentalização do Irã e o objetivo era depor o Xá Reza Pahlevi. O Irã foi finalmente declarado uma República Islâmica e os soviéticos invadiram o Afeganistão.

Osama bin Laden além de financiar um movimento armado organizado para lutar contra os soviéticos, arrecadava dinheiro, inclusive dos Estados Unidos, para manter o movimento. Em 1988 fundou o Al-Qaeda, um centro operacional para os extremistas islâmicos, onde só eram recrutados membros experientes da guerra do Afeganistão.

Após a retirada soviética em 1989, bin Laden voltou à Arábia Saudita para trabalhar na empresa da família, mas suas ideias radicais e o contato adquirido com os grupos extremistas o levaram a tentar derrubar a monarquia saudita. Em 1991 foi exilado, perdeu a cidadania saudita e se mudou para o Sudão onde permaneceu 5 anos. A pressão diplomática exercida pelos Estados Unidos obrigou o Sudão a expulsar bin Laden que, em 1996 vai para o Afeganistão sob a proteção do chefe do movimento taliban, Omar Muhammad. Nesse mesmo ano o presidente americano Bill Clinton determina, sem sucesso, que a inteligência americana destrua toda a estrutura criada e assassine Osama.

Sua organização foi responsável por vários ataques nos Estados Unidos, nos países aliados e no Oriente Médio. Com o ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 Osama tormou-se o terrorista mais procurado no mundo. Só em 1 de maio de 2011 uma operação militar surpreendeu o terrorista com um tiro na cabeça. Bin Laden estava escondido na cidade de Abbottabad, próximo a Islamabad capital do Paquistão. Sua morte foi anunciada na TV, pelo presidente americano Barack Obama. Segundo os Estados Unidos o sepultamento foi feito seguindo rituais islâmicos e seu corpo foi jogado no mar.

Informações biográficas de Osama bin Laden:

Data do Nascimento: 10/03/1957
Data da Morte: 01/05/2011
Nasceu há 57 anos
Morreu aos 54 anos
Morreu há 2 anos

Última atualização do biografia de Osama bin Laden: 26/07/2012.
« Oprah Winfrey « Orson Welles « Osama bin Laden » Oscarito » Oscar Niemeyer »