Pablo Neruda

Poeta chileno.

Biografia de Pablo Neruda:

Pablo Neruda (1904-1973) foi um poeta chileno, considerado um dos maiores em língua castelhana.

Seu nome de batismo era Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, filho do operário José del Carmen Reyes Morales e da professora Rosa Basoalto Opazo, que morreu muito cedo. Mudou de nome na adolescência, inspirado pelo escritor checo Jan Neruda.

Em 1906, ele e seu pai passaram a viver na cidade de Temuco. Publicou seus primeiros poemas no periódico A Manhã. Em 1919, obteve 3° lugar nos Jogos Florais e Maule, com o poema “Noturno Ideal”.

formou-se em Pedagogia na Universidade do Chile, por volta de 1921. Ganhou o Prêmio A Festa da Primavera com o poema” A Canção da Festa”. Foi lançado pela Editorial Nascimento “Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada”. Seus poemas tomariam rumo modernista em 1936 com a publicação de três livros:“O Habitante e Sua Esperança” “Anéis” e “Tentativa do Homem Infinito”.

Em 1927, inicia a carreira diplomática. Conhece o poeta Federico Garcia Lorca e Rafael Alberti e em 1935, dirige a revista Cavalo verde para a poesia.

Com a guerra civil espanhola de 1936, é destituído do cargo de cônsul e escreve “Espanha no Coração” e algum tempo depois, elege-se senador. O poeta, que tinha preferência pelas idéias comunistas, leu para mais de 100 mil pessoas no estádio do Pacaembu, uma homenagem a Luís Carlos Prestes- político comunista brasileiro. Neruda abriu mão de sua candidatura à presidência da república do Chile, no ano de 1973, em favor do socialista Salvador Allende, que possuía as mesmas afinidades ideológicas do poeta.

Em 1965 é outorgado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford. Recebeu em 1971 o Nobel de Literatura.

Morreu em Santiago no ano de 1973, de câncer na próstata. Depois de sua morte, foram publicadas suas memórias com o título “Confesso que vivi”.

Informações biográficas de Pablo Neruda:

Data do Nascimento: 12/07/1904
Data da Morte: 23/09/1973
Nasceu há 110 anos
Morreu aos 69 anos
Morreu há 40 anos

Última atualização do biografia de Pablo Neruda: 12/12/2011.
Biografias Relacionadas
« Otto Lara Resende « Ozório « Pablo Neruda » Pablo Picasso » Padre Cícero »