Pierre Simon Laplace

Matemático francês

Biografia de Pierre Simon Laplace:

Pierre Simon Laplace (1749-1827) foi matemático, astrônomo e físico francês. No "Tratado de Mecânica Celeste", reuniu os trabalhos de vários cientistas, sobre as consequências da gravitação universal. Deixou trabalhos de refração, pêndulos, velocidade do som e dilatação dos corpos sólidos. Recebeu de Luís XVIII o título de Marquês.

Pierre Simon Laplace (1749-1827) nasceu em Beaumont-en-Auge, cidadezinha da Normandia, no dia 23 de março de 1749. Foi levado por seu tio, padre, para estudar na abadia beneditina. Seguiu para um colégio de Caen, onde desenvolveu seu interesse pela matemática.

Com dezoito anos, com a ajuda do matemático francês Jean d'Alembert, vai para Paris e em pouco tempo consegue o cargo de professor de matemática na Escola Militar. Suas pesquisas em astronomia, impressionaram a Academia de Ciências.

Na época temia-se que um planeta pudesse se aproximar demais do outro, provocando uma catástrofe. Laplace, estudou a fundo o movimento planetário e demonstrou, com base em cálculos, em uma série de trabalhos, apresentado à Academia de Ciências, que não havia perigo que acontecesse um choque dos planetas.

Laplace era convidado para participar de várias academias e a lecionar nas melhores escolas. Continuava estudando Química, Física, Astronomia, Matemática e até Medicina. Muitas de suas teorias até hoje são válidas. Porém, várias descobertas eram baseadas em trabalhos de outros cientistas e Laplace não revelava esses fatos.

Num prefácio de 1796, dedica seus trabalhos ao Conselho dos Quinhentos e em 1802 cobre de louvores a figura de Napoleão, que havia suprimido o Conselho. É distinguido com vários cargos políticos, entre eles o de Ministro do Interior. Com a queda de Napoleão em 1814, Laplace dirige suas reverências aos Bourbons. Em 1817, recebe de Luís XVIII o título de Marquês.

No "Tratado de Mecânica Celeste" Laplace reuniu os trabalhos de vários cientistas, sobre as consequências da gravitação universal. É famosa a sua hipótese sobre a origem dos mundos - a "Teoria de Laplace". Como físico deixou estudos sobre refração, velocidade do som, pêndulos, e dilatação dos corpos sólidos. Com seu colega Lavoisuer construiu um calorímetro, um instrumento para medir o calor dos corpos.

Pierre Simon Laplace morreu em Paris, França, no dia 5 de março de 1827.

Informações biográficas de Pierre Simon Laplace:

Data do Nascimento: 23/03/1749
Data da Morte: 05/03/1827
Nasceu há 265 anos
Morreu aos 77 anos
Morreu há 187 anos

Última atualização do biografia de Pierre Simon Laplace: 19/03/2014.
Biografias Relacionadas
« Pero Vaz de Caminha « Peter Drucker « Pierre Simon Laplace » Pio de Pietrelcina » Pitágoras »