Pixinguinha

Músico brasileiro

Biografia de Pixinguinha:

Pixinguinha (1897-1973) foi músico arranjador, instrumentista e compositor brasileiro. Autor do choro “Carinhoso” e "Rosa". Também popularizou os instrumentos africanos como o tamborim, a cuíca e o tamborim. É, ao lado de Noel Rosa e Cartola, um dos maiores representantes da música brasileira.

Alfredo da Rocha Vianna Filho nasceu no Rio de Janeiro. Era neto de africanos e cresceu no bairro de Cidade Nova, bairro onde se encontrava boa parte da população negra da cidade.

O nome Pixinguinha resulta da junção de dois apelidos: Pizim Dim, que significa “menino bom” no dialeto africano, e Bexiguinha, apelido que obteve depois que contraiu a varíola.

Pixinguinha compôs o primeiro choro com apenas 13 anos, “Lata de Leite”. Tocou flauta profissionalmente e fez várias orquestrações para o cinema, teatro e circo.

Em 1917, gravou canção de sua autoria, a “Valsa Rosa”, e em 1918, o choro “Sofres Porque Queres”. Criou o conjunto “Os Oitos Batutas”, que viajou pela Europa em excursão.
A canção “Carinhoso” recebeu o prêmio “Letra de João de Barro” e se transformou em sucesso em 1937, embora o choro tenha sido composto em 1928.

Em 1962, escreveu a música para o filme “Sol sobre a Lama”, com letra do poeta Vinícuis de Moraes.

Morreu de infarto no Rio e Janeiro.

Informações biográficas de Pixinguinha:

Data do Nascimento: 23/04/1897
Data da Morte: 17/02/1973
Nasceu há 117 anos
Morreu aos 75 anos
Morreu há 41 anos

Última atualização do biografia de Pixinguinha: 26/04/2012.
« Pitágoras « Pitty « Pixinguinha » Platão » Plínio Marcos »