Regina Duarte

Atriz brasileira

Biografia de Regina Duarte:

Regina Duarte (1947) é atriz brasileira, uma das carreiras mais bem-sucedidas da televisão no Brasil. É mãe da também atriz Gabriela Duarte.

Regina Blois Duarte nasceu em Franca e passou a adolescência em Campinas. Aos 14 anos, foi influenciada por um professor de balé que percebeu em seu rosto feições de modelo.

Em 1966, mudou-se para São Paulo e foi convidada por Walter Avancini para atuar na novela “A Deusa Vencida” da TV Excelsior. Em 1969, entrou para a Rede Globo de Televisão. Na novela “Minha Doce Namorada” ficou conhecida como “a namoradinha do Brasil”, época em que contracenou com o ator Cláudio Marzo.

O grande marco em sua carreira foi a novela “Selva de Pedra” em 1972, quando interpretou o personagem Simone no par romântico com Francisco Cuoco.

Em 1977, atuou no teatro na época que engravidou, fazendo o papel de uma prostituta na peça “Réveillon”. Voltando aos trabalhos na televisão, encarnou o personagem Malu na série “Malu Mulher”, de 1979. A série foi uma revolução na televisão, pois discutia problemas referentes à liberdade da mulher de maneira aberta, embora ainda estivesse em vigor a ditadura militar no Brasil.

Na novela “Roque Santeiro" (1985), viveu a extravagante e cafona “Porcina”, considerada a personagem de maior repercussão já feito pela atriz, e teve uma das maiores audiências da história da televisão brasileira. No fim dos anos 90, contracenou com a filha Gabriela Duarte na novela “Por Amor” e na minissérie “Chiquinha Gonzaga”.

Regina Duarte também tem currículo razoável em cinema, atuou em 14 filmes. Recebeu o prêmio de melhor atriz da APCA pela atuação na novela "Roque Santeiro" em 1985 e pelo conjunto da obra no Programa Domingão do Faustão, em 2010.

Informações biográficas de Regina Duarte:

Idade: 67 anos
Data do Nascimento: 05/02/1947

Última atualização do biografia de Regina Duarte: 27/04/2012.
« Raul Seixas « Regina Casé « Regina Duarte » Rembrandt » Renato Russo »